21/11/2011 a 27/11/2011

Projeto de Poços de Caldas é finalista

O projeto de pesquisa Computação em Nuvem, dos professores João Carlos de Moraes Morseli Júnior e Fabiano Costa Teixeira, do Curso de Ciência da Computação do campus de Poços de Caldas, é finalista do Prêmio Santander Universidades 2011 - Ciência e Inovação. A cerimônia nacional de entrega do Prêmio Santander Universidades será realizada nesta segunda-feira, 21 de novembro, na Sala São Paulo, na capital paulista.

O projeto utiliza recursos computacionais ofertados como serviços na internet. Esse é o conceito básico de computação em nuvem, um novo paradigma em que o usuário não precisa ter toda a infraestrutura de hardware e softwares instalados localmente para poder utilizá-los.

O projeto permite que usuários possam ter acesso a um computador virtual com baixo investimento, tendo em casa um equipamento simples conectado à internet, que servirá como um terminal de acesso ao seu computador virtual com potência computacional suficiente para suas necessidades. Esse terminal de acesso pode ser ligado a um aparelho televisor, possibilitando um investimento ainda menor pelo usuário que fica desobrigado a adquirir um monitor convencional.

Cientes de que o projeto depende do acesso à Internet para uso do computador virtual, os professores contam com um projeto da prefeitura de Poços de Caldas chamado Cidade Digital, que disponibiliza internet sem fio grátis e facilita o acesso dos usuários.

O objetivo final do projeto permite que o usuário tenha acesso a um computador com investimento de, no máximo, R$200.

Para o Prêmio, foram inscritos 6.143 estudantes, docentes, pesquisadores doutores e universidades participantes: Ciência e Inovação (698 inscrições), Empreendedorismo (3.990 inscrições), Universidade Solidária (503 inscrições) e Guia do Estudante – Destaques do Ano (952 inscrições). A iniciativa estimula o empreendedorismo, a pesquisa científica, a extensão universitária e a busca pela excelência das universidades, sempre com foco no desenvolvimento sustentável.

Além do total de R$1 milhão em prêmios e bolsas de estudos internacionais, todos os inscritos no Prêmio Santander Universidades 2011 estão realizando um curso online exclusivo de empreendedorismo da Babson College, instituição norte-americana referência mundial no assunto.

17/11/2011


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br