21/11/2011 a 27/11/2011

Autoridade do Vaticano estará na PUC nesta semana

O prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé do Vaticano, cardeal William Joseph Levada, umas das maiores autoridades do Vaticano, e o núncio apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, estarão em Belo Horizonte para o Simpósio Nacional o Dom do Celibato, que começa nesta segunda-feira, 21, na PUC Minas.

O evento, que será realizado até o dia 23 de novembro no campus Coração Eucarístico, é promovido pela Arquidiocese de Belo Horizonte e reunirá bispos, padres, seminaristas, além de formadores que atuam em seminários. Tem o objetivo de retomar, à luz da tradição e em diálogo com a sociedade contemporânea, a centralidade do tema celibato, no desejo de descortinar novas perspectivas quanto à compreensão de seu valor, bem como conscientizar-se da necessidade da descoberta de novos horizontes, que possibilitem a formação progressiva para a vivência madura do dom do celibato na vida e na missão da Igreja.

O cardeal William Joseph Levada sucedeu, em 2008, o cardeal Joseph Ratzinger, quando este foi eleito papa Bento XVI, no ofício de prefeito. Uma das mais antigas congregações da Cúria Romana, a Congregação para a Doutrina da Fé objetiva difundir e resguardar a doutrina cristã-católica em todo o mundo. O cardeal William Levada também é presidente da Pontifícia Comissão Bíblica e da Comissão Teológica Internacional, integra as Congregações para os Bispos, das Causas dos Santos, para a Evangelização dos Povos e para a Educação Católica. É arcebispo emérito de São Francisco (EUA). Integra o conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, a Pontifícia Comissão Ecclesia Dei e o Conselho Especial para a América da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos. Foi arcebispo de Portland (EUA) e integrou a Comissão para o Catecismo da Igreja Católica.

Dom Lorenzo Baldisseri é o núncio apostólico no Brasil desde 2002, nomeado pelo papa João Paulo II. Antes, foi núncio apostólico no Haiti (1992-1995), no Paraguai (1995-1999), na Índia e Nepal (1999-2002). Dom Lorenzo possui formação jurídica e diplomática pela Universidade Lateranense, na Universidade de Perugia e na Pontifícia Academia Eclesiástica. Como núncio apostólico é o representante do papa no Brasil.

Mais informações no site e pelo (31) 3369-3100.

17/11/2011


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br