19/09/2011 a 25/09/2011

Semana de Ciência, Arte e Política debate tráfico de pessoas

A terceira edição da Semana de Ciência, Arte e Política (Scap) da PUC Minas no São Gabriel ocorrerá de segunda a sexta-feira, 19 a 23 de setembro. Serão diversas palestras, minicursos e atividades culturais. O evento, gratuito, é aberto ao público em geral.

Na abertura, às 19h no Teatro da unidade (prédio E, rua Walter Ianni, 255), haverá debate sobre a interlocução entre imprensa, religião e política. A discussão terá como foco a imprensa militante da esquerda católica no período do pré-golpe civil militar de 1964, a partir da análise do jornal Brasil Urgente. A mesa será composta pelo frei Carlos Josaphat, dominicano, doutor em Teologia, filósofo e jornalista, editor do jornal Brasil Urgente durante o período avaliado; e por Wellington Teodoro da Silva, historiador, doutor em Ciência da Religião e professor do departamento de Ciências da Religião da PUC Minas. O frei é professor emérito da Universidade de Friburgo, na Suíça, e da Escola Dominicana de Teologia. Na sequência, o público será convidado a participar de lançamento de livros dos dois debatedores que acontecerá no foyer do teatro.

O encerramento do evento, no dia 23, será com o seminário Tráfico de Pessoas: a escravidão do século XXI, com a participação da senadora Ana Rita Esgário (PT-ES), do delegado da Polícia Federal Marinho da Silva Rezende Junior e da jornalista Priscilla Siqueira, ativista na luta contra o tráfico de pessoas, entre outras autoridades no tema.

A mesa-redonda Tecnologia e Psicologia, no dia 21 de setembro, às 21h, será composta pelos alunos Gustavo Leal, Frederico Curi e Diego Bezerra, com supervisão do professor Rubens Nascimento, para discutir a influência dos animes (desenhos animados japoneses) na juventude brasileira. Os alunos apresentarão as perspectivas de análise por meio das teorias estudadas pelos alunos durante o Curso de Psicologia, dialogando-as com os animes. Serão abordados temas recorrentes como: influência nos processos de subjetivação dos jovens, contribuição dos animes para as práticas pedagógicas e questões referentes à exibição para crianças e adolescentes. Também ligadas à Tecnologia, a exposição Old Bits, que apresenta parte da história da informática na década de 80, e a Mostra de Dispositivos de Interação para Jogos Digitais, com aplicativos de interação não convencionais, que permanecerão durante toda a semana à disposição dos visitantes.

Pesquisa

No dia 20 de setembro, acontece a primeira etapa do 19º Seminário de Pesquisa promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da PUC Minas (Proppg), com o apoio da Coordenação de Pesquisa e Pós-graduação local. Às 8h30 haverá a presença do coordenador de Pesquisa da Proppg, professor Wolney Lobato, durante a palestra Primeiros Passos do Pesquisador,  que falará sobre as oportunidades de desenvolvimento de pesquisa na Universidade. Também no dia 20 de setembro, a partir das 14h, ocorrerão as apresentações dos projetos desenvolvidos por professores e alunos da unidade para seleção daqueles que participarão da etapa final do seminário que acontecerá no Coração Eucarístico.

Show de Saulo Laranjeira e Saldanha Rolim

Durante a terceira Scap, a PUC Minas no São Gabriel receberá na quinta-feira, 22 de setembro, às 19h, no Teatro da unidade, o show Saulo Laranjeira e Saldanha Rolim Cantam: Vandré e Gonzagão. No repertório, estão as canções Aroeira, Porta Estandarte e Disparada, de Geraldo Vandré; Boiadeiro, Assum Preto e Asa Branca, de Luiz Gonzaga. O show, também gratuito, é aberto à população. Saulo Laranjeira, ator e cantor, é considerado um artista completo, por fazer seu público sorrir e se emocionar com suas músicas e atuações.

A parceria com Saldanha Rolim, um autêntico cantor nordestino, que leva para as suas músicas todo o calor da região de onde vem, promove uma releitura contemporânea das músicas de Geraldo Vandré e Luiz Gonzaga.

O evento é marcado pelos sons e ritmos da diversidade cultural brasileira e promove um encontro das artes, misturando criatividade e cultura, performance e música.

O show tem como objetivo fundamental o acesso gratuito da população a um espetáculo de qualidade que resgata a obra de grandes artistas da música brasileira.

15/09/2011


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br