29/08/2011 a 04/09/2011

Programa de Bolsas Ibero-americanas

A PUC Minas, por meio do Programa de Bolsas Ibero-americanas do Santander Universidades, recebe inscrições até 30 de setembro para a seleção de estudantes de graduação a serem comtemplados com bolsas de estudos para intercâmbio na Universidad del Pacífico, em Lima, no Peru.

Para se candidatar ao programa, o aluno deve estar regularmente matriculado na PUC Minas a partir do 3º período, no momento da inscrição, em um dos cursos de Economia, Direito, Engenharia de Produção, Administração ou Ciências Contábeis. É necessário que o estudante tenha alcançado a média geral igual ou superior a 70%, tenha atingido nível intermediário ou avançado da língua do país de destino (espanhol), comprovado através de certificado (Dele, Celu ou similar).

O programa foi anunciado pelo Santander no II Encontro Internacional de Reitores, realizado em 2010. Com cinco anos de duração, de 2011 até 2015, a proposta incentiva e promove a mobilidade de estudantes de graduação durante seis meses entre universidades íbero-americanas. A iniciativa tem como principais objetivos fortalecer a internacionalização da atividade acadêmica; criar novas frentes de colaboração, reciprocidade; e fortalecer o intercâmbio bilateral, além de estreitar o relacionamento entre universidades dos países ibero-americanos por meio da construção de um espaço de conhecimento socialmente responsável.

No Brasil, 49 universidades serão beneficiadas com o total de 265 bolsas de estudos, com valor equivalente a  €3 mil. Serão atribuídas cinco bolsas aos alunos de graduação da PUC Minas. Os estudantes contemplados com outras bolsas do Santander Universidades não poderão se candidatar para este programa.

Os interessados podem preencher o formulário disponível no site do Banco Santander pelo www.santanderuniversidades.com.br/bolsas/cadastroibero.aspx.

Mais informações na Assessoria de Relações Internacionais da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Seplan): 3319-4245 ou no edital.


Prêmio Santander Universidades

As inscrições para a 7ª edição do Prêmio Santander Universidades 2011 estão abertas até 13 de setembro para estudantes, docentes e pesquisadores doutores da PUC Minas e de outras instituições conveniadas. São quatro modalidades: Prêmio Empreendedorismo, Prêmio Ciência e Inovação, Prêmio Universidade Solidária e Prêmio Guia do Estudante "Destaque do Ano". Os interessados devem acessar o site www.santanderuniversidades.com.br/premios.

O Prêmio Empreendedorismo é voltado para alunos de graduação e pós-graduação, no desenvolvimento de projetos nas categorias de Indústria; Tecnologia da Informação, da Comunicação, da Cultura e Educação; Produtos e Serviços; e Biotecnologia e Saúde. O Prêmio Ciência e Inovação é direcionado a pesquisadores com título de doutor e estimula a produção da pesquisa científica nas categorias de Indústria; Tecnologia da Informação, da Comunicação e Educação; Biotecnologia e Saúde. Já o Prêmio Universidade Solidária é voltado para a extensão universitária, no reconhecimento de projetos sociais com ênfase na geração de renda que contribuam na formação cidadã do futuro profissional; e, por último, o Prêmio Guia do Estudante "Destaque do Ano", que visa premiar ações e trabalhos de excelência realizados pelas instituições de ensino superior em quatro diferentes áreas relacionadas ao mundo acadêmico: parceria com o setor privado, ensino a distância, empregabilidade e apoio à educação básica.

Ao todo, 20 projetos de alunos, pesquisadores, professores e instituições receberão R$1 milhão em prêmios e bolsas de estudos para a Babson College (EUA). Todos os inscritos terão curso on line desenvolvido pela instituição norte-americana, segundo o Santander Universidades. Os professores orientadores inscritos junto ao Prêmio de Empreendedorismo poderão contar com material didático para apoio durante a orientação.

Os vencedores serão conhecidos no dia 21 de novembro.

Para mais informações, acesse o site.

25/08/2011


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br