PUC recupera Praça da Federação e canteiros na avenida 31 de março
A PUC Minas adotou a Praça da Federação, conhecida como "Pracinha da PUC", que fica no centro do bairro Coração Eucarístico. A Universidade está promovendo a revitalização do espaço: as calçadas serão recuperadas e colocados bancos novos, e os jardins receberão novas plantas e flores.
Os canteiros centrais da avenida 31 de março, no bairro Dom Cabral, onde ficam os acessos 7, 8 e 9 da Universidade, também foram adotados. Eles receberão gramado e árvores.
Segundo o professor Rômulo Albertini Rigueira, pró-reitor de Logística e Infraestrutura da PUC Minas, a adoção destes espaços faz parte do processo de licenciamento ambiental da Universidade: "A PUC gera um grande movimento de pessoas e veículos por dia nos bairros do seu entorno e há a obrigação de compensar isso".
O contrato de adoção da praça e dos canteiros da 31 de março tem a duração de dez anos. A manutenção da praça será feita de segunda a sexta-feira, por dois jardineiros. Para evitar depredações, já estão sendo colocadas placas educativas na praça. Também haverá fiscalização por parte da Prefeitura Municipal e da PUC.
Barreiro
A PUC Minas também adotou a Praça Cristo Reina, ao lado da Unidade Barreiro, há quatro anos. Agora, mais quatro praças serão adotadas na região, também como parte do processo de licenciamento ambiental da unidade.
A Praça Cristo Reina será fechada novamente para reforma. Serão gastos cerca de R$80 mil nas novas intervenções. Também haverá investimentos em campanhas educativas contra depredação do local.
As melhorias para a comunidade são evidentes: "Cria-se uma ambiência melhor nos bairros e revigora-se os espaços de lazer das regiões", conclui o professor Rômulo.
25/08/2011