15/08/2011 a 21/08/2011

Bacharelado é reconhecido com nota máxima

O Curso de Letras na modalidade bacharelado foi reconhecido com nota máxima (cinco) pelo Ministério da Educação/Inep (MEC). A comissão designada pelo MEC esteve na Universidade no período de 3 a 6 de agosto para avaliar o curso nas dimensões Organização Didática Pedagógica, Corpo Docente, Instalações Físicas e Requisitos Legais e Formativos. Essa opção de graduação é oferecida no campus Coração Eucarístico desde 2006.

Segundo a coordenadora do Curso de Letras, professora Sandra Cavalcante, "o bom desempenho na avaliação do MEC contribui para o reconhecimento e a consolidação do conjunto de ações acadêmicas e pedagógicas que o Departamento de Letras desenvolve na PUC, sobretudo, a partir da implantação do Programa de Pós-Graduação em Letras, que recebe nota 5 há três avaliações trienais consecutivas da Capes".

A professora observa que a partir de 2006, o Curso de Letras da PUC Minas apresenta a proposta de um bacharelado que busca responder a novas demandas impostas pelo contexto de atuação do profissional de Letras. Nesse sentido, afirma a coordenadora do curso,o projeto pedagógico prevê a formação de um profissional que, conhecedor dos processos, mecanismos e recursos implicados nos usos da tecnologia da escrita, seja capaz de atuar em equipes multidisciplinares, responsáveis por projetos de diferentes naturezas. Em meio a essas formas de atuação, destacam-se, dentre outras, a redação e a revisão de textos, a preparação de originais e a editoração de textos.

Na modalidade bacharelado, o Curso de Letras organiza sua prática pedagógica em três áreas de competência: Produção e Recepção de Textos; Leitura do Texto Literário; Metalinguagens: teorias linguísticas e literárias –, todas elas articuladas em função do trabalho do Profissional do Texto. São propostos, ainda, três ciclos de formação: o Ciclo de Formação Crítica, que enfatiza o processo de inserção do formando nas práticas acadêmicas de leitura e produção de textos, assim como a reflexão sobre os saberes construídos historicamente e sua área de atuação; o Ciclo de Formação Acadêmica, voltado à formação crítico-profissional e o Ciclo de Formação Profissional, que dá prioridade à consolidação da formação do futuro especialista na elaboração, revisão e editoração de textos acadêmicos, técnicos, institucionais e oficiais.

A carga horária total do curso é de 3.012 horas aulas, divididas em seis semestres, com duração mínima de três anos.

12/08/2011


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br