08/08/2011 a 14/08/2011

CCPD, Complexo Esportivo e colegiados


O reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, empossou no dia 4 de agosto a nova presidente da Comissão Central de Pessoal Docente (CCPD), professora Miryam Weinberg; a coordenadora e os membros do Conselho Gestor do Complexo Esportivo e do Centro Olímpico da PUC Minas, respectivamente professores Márcia Campos Ferreira, José Chequer Neto (representante da Reitoria), Raul de Barros Neto (diretor do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde-ICBS) e Rômulo Albertini Rigueira (pró-reitor de Logística e Infraestrutura); e membros de câmaras de departamentos e de colegiados de cursos de graduação de Física, de Educação Física e de Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião.

O reitor ressaltou a importância do trabalho “difícil” desenvolvido pela CCPD, relacionado a assuntos da carreira docente, como análise de processos, promoções e desligamento de professores, desejando a continuidade do trabalho harmonioso desenvolvido pela ex-presidente, professora Virgínia Maria Vidigal Fernandes, com a contemplação das diferentes visões dos membros da comissão. A professora Miryam Weinberg enfatizou a importância do desenvolvimento dos trabalhos a partir de esforços coletivos.

Sobre o Complexo Esportivo e o Centro Olímpico, o reitor pontuou a necessidade da ampliação do envolvimento e do conhecimento de toda a comunidade acadêmica nos programas ali desenvolvidos. “O esporte tem tudo a ver com pesquisa, produção de conhecimento e com uma instituição católica e pontifícia”, disse. A professora Márcia Campos Ferreira destacou o bom momento que o esporte tem no País com a proximidade da Copa do Mundo, oportunidade para se alcançar resultados não somente nos esportes, como também para a Universidade como um todo, incluindo a ampliação de parcerias externas. Coordenador do Curso de Educação Física e chefe do Departamento, o professor Daniel Marangon Duffles Teixeira destacou a formação de novos profissionais com o desenvolvimento de programas como Caminhada Orientada, a formação de técnicos de futebol em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o projeto Criança Esperança. 

Com relação às licenciaturas, Dom Mol reafirmou o compromisso da Universidade no fortalecimento delas, fazendo tudo o que for possível para mantê-las bem. “A valorização das licenciaturas é obrigação moral da Universidade”, disse em referência aos desafios da  educação no Brasil. “Eles são tão grandes que extrapolam o nosso cenário interno”. Dom Mol enfatizou a formação de qualidade de docentes desenvolvida nas universidades católicas e protestantes, em contraposição à falta de política pública para a área. 

Coordenador do colegiado do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, o professor Flávio Augusto Senra Ribeiro disse que o Departamento está relacionado com a educação dos estudantes por meio da disciplina Cultura Religiosa. Citou ainda o compromisso da área com a missão da Universidade e da Igreja Católica em Belo Horizonte e no Brasil.

O coordenador do Curso de Física e chefe do Departamento, professor Flávio de Jesus Resende, também fez referência ao desenvolvimento das licenciaturas. “Isso demonstra diferencial importante desta Universidade e nos traz sentimento de orgulho de trabalhar na Instituição”, disse.

A coordenadora do Curso de Serviço Social, professora Mônica Hallak da Costa, destacou a importância do desenvolvimento conjunto de novas ideias e práticas pedagógicas, sem a perda da dimensão comunitária.

Dom Mol anunciou ainda a criação de comissão de trabalho, no âmbito da Pró-reitoria de Graduação, para a análise das competências de coordenadores de cursos desenvolvidas atualmente. “Boa distribuição de funções auxilia no bom andamento da Universidade”.

Compuseram a mesa, ao lado do reitor, a pró-reitora de Graduação, professora Maria Inês Martins; o pró-reitor de Pesquisa e de Pós-graduação, professor Sérgio de Morais Hanriot; e o secretário geral, professor Ronaldo Rajão Santiago. O evento teve a presença de membros da administração superior da Universidade, do ex-reitor e atual diretor do ICB da UFMG, professor Tomaz Aroldo da Mota Santos, de professores, alunos e funcionários.

04/08/2011


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br