06/06/2011 a 12/06/2011

III Simpósio Arquidiocesano Pró-vida

Vários professores da PUC Minas participarão como palestrantes do III Simpósio Arquidiocesano Pró-vida, que ocorrerá nos dias 9 e 10 de junho, com a temática central Vivendo o Meio Ambiente. O evento será na Paróquia Nossa Senhora Rainha, localizada na rua professor Sylvio Barbosa, 265, bairro Belvedere, em Belo Horizonte.

Da Universidade, participam os professores Paulo Franco Taitson, coordenador do Conselho Arquidiocesano e secretário geral da Sociedade Brasileira de Reprodução, na mesa-redonda sobre O Ambiente e a Reprodução Humana, às 10h do dia 9 de junho.

Na mesa-redonda sobre Alterações Ambientais em nosso Ambiente, às 14h, também do dia 9, participará o biólogo e pró-reitor adjunto da PUC Minas em Betim, professor Eugenio Batista Leite, com a temática Vida no Planeta.

No dia 10, na mesa-redonda sobre O Empreendedorismo, o Ambiente e a Responsabilidade Social, o professor padre Dalmo Riggio falará sobre O Papel do Teólogo, às 9h30.

Às 14h30, com a temática Caminhar à Luz da Fé Cristã, o professor Paulo Franco Taitson participa de outra mesa-redonda no dia 10, ao lado do professor Otávio Juliano de Almeida, secretário do Conselho Arquidiocesano Pró-vida.

Ao final do evento, às 16h, será celebrada uma missa solene presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte Dom Luiz Gonzaga Fechio.

O Conselho Arquidiocesano Pró-vida é formado por cristãos engajados em trabalhos que objetivam a preservação da vida, em todas as suas dimensões.

Mais informações: (31) 3469-2569.

Veja a programação completa:

9 de junho

8h30
- Recepção e entrega de credenciais aos participantes do evento
Coffee break
9h - Sessão de abertura presidida pelo Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte - Dom Walmor Oliveira de Azevedo
10h - Mesa-redonda – O ambiente e a vida humana
1) O ambiente e a reprodução humana
Prof. Paulo Franco Taitson - Coordenador do Conselho Arquidiocesano
Pró-Vida. Professor de Anatomia Humana e Reprodução Humana na PUC Minas. Secretário geral da Sociedade Brasileira de Reprodução.
2) Extinção civil do domínio – O meio ambiente
André Prado de Vasconcelos – Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Brasília, DF. Mestre em Direito Comparado pela Universidade de Samford, Estados Unidos.
3) Sustentabilidade na gestão do sistema elétrico
Cesar Vaz de Melo Fernandes – Superintendente de Gestão de Negócios da Cemig. Membro do Conselho de Administração da Empresa Madeira Energia S.A.
Moderador - Comentador: Pe. Ms. Nivaldo dos Santos Ferreira – Pároco, Paróquia Santíssima Trindade, BH. Mestre em Teologia Fundamental, Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma, Itália.
12h30 - Intervalo para almoço
14h - Mesa-redonda – Alterações ambientais em nosso meio ambiente
1) Serra da Piedade – Uma causa em favor do ambiente
Pe. Douglas Jorge Arão - Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, Itália. Professor de Filosofia e Cultura Religiosa na PUC Minas.
2) Vida no planeta
Prof. Eugenio Batista Leite - Pró-reitor adjunto da PUC Minas/Betim.

10 de junho

9h – Recepção
Coffee break
9h30 - Mesa-redonda - O empreendedorismo, o ambiente e a responsabilidade social
1) O papel do gestor
Sérgio Cavalieri – Presidente do Conselho de Administração da Alesat Combustíveis. Presidente da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa/ADCE-MG.
2) A visão do Jurista I
Profa. Silma Mendes Berti – Professora dos Cursos de Pós-Graduação em Direito na UFMG. Vice-Diretora da Faculdade de Direito da UFMG.
3) A visão do jurista II
Célia Pimenta Barroso Pitchon - Advogada. Presidente do Movimento de Advogadas Mineiras (MAM). Ex-diretora da Escola de Advocacia da OAB no ramo de Direito Ambiental.
Conselheira por seis anos do Copam.
4) O papel do Legislador
Miguel Martini - Historiador, Empresário. Presidente do Instituto Mário Penna.
Ex-deputado federal.
5) O papel do teólogo
Pe. Dalmo Riggio - Vigário da Paróquia Nossa Senhora Rainha, Professor de Filososofia/Antropologia/Ética e Bioética na PUC Minas. Bacharel em Filosofia, Mestre em Teologia pelo Pontifício Instituto Teresianum, em Roma, Itália.
Moderador – Comentador: Gilberto Alves Leite – Bacharel em Direito pela UFMG e pós-graduando em Teologia pela Faje.
12h30 - Intervalo para almoço
14h - Relato de experiência vivida
14h - Os Limites da saúde à luz da fé cristã
Filomena Camilo do Vale – Mestre em Pediatria pela UFMG, Médica Intensivista do CTI Pediátrico da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte.
14h30 - Caminhar à luz da fé cristã Equipistas de Nossa Senhora Setor C, Belo Horizonte.
Comentários:
Prof. Paulo Franco Taitson - Coordenador do Conselho Arquidiocesano Pró-Vida. Professor de Anatomia Humana e Reprodução Humana na PUC Minas. Secretário Geral da Sociedade Brasileira de Reprodução.
Pe. Ms. Otávio Juliano de Almeida - Mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense, Roma, Itália. Professor de Teologia Moral da PUC Minas. Secretário do Conselho
Arquidiocesano Pró-Vida.
15h30 - Coffee break
16h - Missa solene presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Luiz Gonzaga Fechio.
18h - Encerramento

02/06/2011


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br