23/05/2011 a 29/05/2011

Posto do Juizado de Conciliação na PUC Minas

No dia 24 de maio, às 15h30, na Galeria de Fotos da Reitoria, no campus Coração Eucarístico, a PUC Minas e o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) assinam Convênio de Cooperação Mútua para execução do projeto de extensão Conciliação e Mediação de Conflitos - Instrumentos Garantidores de Paz Social. Com o projeto, haverá a instalação de um posto para funcionamento do Juizado de Conciliação na Universidade, que começará a atender a população no início de junho.

No projeto, atuarão como conciliadores alunos do curso de Direito do campus Coração Eucarístico, supervisionados por professores do curso e treinados pelo TJMG (ver abaixo).

A professora de Prática Forense Letícia Lima de Paiva, coordenadora do projeto, acredita que a instalação do posto do Juizado de Conciliação na Universidade trará avanços para o ensino do Direito para os alunos: "No Brasil, não temos a cultura da mediação. Esta é uma nova tendência, pois a justiça não comporta mais o número de processos que se arrastam. E, além disso, é uma forma de resolução de conflitos que causa menos estresse, é mais rápida e eficiente".

Curso de Capacitação de Conciliadores

Para atuar no projeto, os alunos interessados precisam participar do curso de Capacitação de Conciliadores. As inscrições ficam abertas até o dia 25 de maio. Os interessados poderão se cadastrar, pessoalmente, por ordem de chegada, até o preenchimento das vagas, na secretaria do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), situado na rua Dom José Pereira Lara, número 339, bairro Coração Eucarístico, Belo Horizonte. São 80 vagas disponíveis.

O curso será promovido pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), órgão do TJMG. A atividade será gratuita e exclusiva para os alunos do curso de Direito do campus Coração Eucarístico.

Mais informações: (31) 3375-5773.

19/05/2011


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br