23/05/2011 a 29/05/2011

Universidade recebe voluntários ingleses

De 26 de maio a 17 de junho, 12 alunos e duas funcionárias da Leeds Metropolitan University, universidade inglesa parceira da PUC Minas há quatro anos, vão atuar como voluntários em atividades de extensão universitária e outros projetos, desenvolvidos pela PUC Minas. Em todas as inserções, o objetivo é a troca de experiências com os participantes, tanto alunos da PUC Minas quanto com a comunidade envolvida nas ações. O grupo deste ano é formado por 12 jovens, com 22 anos, em média, dos cursos de Comunicação Social, Educação Física, Pedagogia, Psicologia e Direito. A iniciativa é uma parceria da Assessoria de Relações Internacionais da Secretaria de Planejamento com a Pró-reitoria de Extensão.

A grande diferença deste intercâmbio é o foco em atividades de cunho social, integrados à extensão universitária da PUC Minas. Para os alunos de Leeds, é a oportunidade de participarem de projetos que integram a sociedade e a Universidade, levando para a Inglaterra essa experiência rica de troca de saberes. Para os integrantes das práticas extensionistas, é o momento de ampliar as discussões sobre a importância delas na formação acadêmica de alunos, professores e funcionários. As vivências destes mais de 20 dias representam uma mudança no olhar sobre a sociedade e sua inserção no mundo.

Na programação, estão atividades no Espaço Criança Esperança; na Apac de Santa Luzia; nos projeto Bolsa Dignidade e Universidade Aberta ao Idoso (Unai), em Contagem; no projeto Hipoterapia, em Betim; instruções sobre hábitos alimentares saudáveis com a equipe do curso de Nutrição, no Barreiro; Empreendimentos Econômicos Solidários, no Parque das Águas, também no Barreiro, entre outros. Foram agendados passeios ao Museu de Ciências Naturais, Museu Inhotim, Mercado Central e outros pontos turísticos da cidade, além da viagem à Serra do Cipó.

Leeds Metropolitan University

Situada na cidade de Leeds, no norte da Inglaterra, a Leeds Metropolitan University é uma das universidades mais populares do Reino Unido, com mais de 52 mil estudantes. Os alunos estão distribuídos em 700 programas de graduação, 470 de pós-graduação e cursos de inglês. O público internacional é composto por estudantes e funcionários de mais de cem países.

19/05/2011


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br