25/04/2011 a 01/05/2011

Bênção e distribuição de mudas de árvores

Somando iniciativas de sustentabilidade às atividades que celebram a Campanha da Fraternidade 2011, com o tema Fraternidade e vida no Planeta, a PUC Minas em Betim realizará Celebração e bênção de árvores nesta terça-feira, dia 26 de abril, às 9h, no hall da Universidade.

A iniciativa da Pró-reitoria da unidade, da Comissão de Sustentabilidade em parceria com os cursos de Ciências Biológicas, Medicina Veterinária e a Pastoral na Universidade, pretende manifestar um gesto concreto da campanha proposta pela Igreja por meio da bênção e distribuição de 3.500 mudas de árvores com o intuito de incentivar o plantio para a diminuição do avanço do efeito estufa no planeta.

Participação

As mudas foram doadas pelo Instituto Estadual de Florestas, com sede em Betim. Alunos, professores, funcionários e também a comunidade externa poderão receber e plantar as árvores.

A Fazenda Experimental da PUC Minas, em Esmeraldas, será contemplada com o plantio de parte dos arbustos, que serão mais do que suficientes para contribuir com a neutralização do carbono emitido na realização dos eventos propostos para a Semana de Integração do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da PUC Minas.

As árvores distribuídas na terça-feira serão cadastradas no site da campanha Bilhões de Árvores, da Organização das Nações Unidades – ONU. A iniciativa encoraja o plantio de árvores nativas em florestas naturais degradas e áreas despovoadas, fazendas e áreas rurais, plantações de manejo sustentável e ambientes urbanos. Até o momento, mais de 11 bilhões de árvores foram plantadas. Acompanhe o movimento no site:

Carbono neutro

Por meio dos cursos de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária, na semana de 28 a 30 de abril serão realizados eventos tradicionais na unidade, como o 3º Simpósio de História Natural e Botânica, além da oitava edição do PUCVet, - dentro da programação da Semana do ICBS. Os eventos propostos pela Unidade Betim, nesta semana, terão como iniciativa inédita a neutralização do carbono a partir do plantio das árvores.

O projeto "carbono neutro" tem o propósito de retirar certa quantidade de carbono da atmosfera emitida pela queima de combustíveis fósseis, como o petróleo ou gás natural. Isso será possível porque o ato de plantar árvores pode compensar parte do dano ambiental, quando as plantas absorvem gás carbônico.

Uma vez detectadas e quantificadas todas as emissões, a neutralização é feita por meio da compensação em projetos ambientais, nesse caso, através da recuperação florestal. Dessa forma a Universidade pode contribuir com a diminuição dos gases do efeito estufa e minimizar os efeitos das alterações climáticas.

Mais informações: (31) 3539 -6811

15/04/2011


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br