21/03/2011 a 27/03/2011

Seminário do projeto Rondon Resíduos será realizado dia 26

No sábado, 26 de março, das 14h às 18h, a equipe do projeto Rondon Resíduos (Proex) realiza o seminário para apresentação das atividades desenvolvidas em janeiro, nas cidades São Joaquim de Bicas e Igarapé. O encontro será no auditório 3, prédio 43. Os interessados em participar das intervenções de julho devem comparecer ao seminário e preencher a ficha de inscrição. A expectativa é de que 40 cidades recebam aproximadamente 600 integrantes do Rondon Resíduos nas próximas férias. O projeto é realizado a partir da parceria entre Proex/PUC Minas, Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Fundação Israel Pinheiro e Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCMR).

Para que as equipes preparem-se bem para as intervenções de julho, serão realizadas quatro capacitações, sempre nas tardes de sábado: 7, 21 e 28 de maio e 4 de junho. A coordenadora do projeto, professora Mônica Abranches, ressalta que é muito importante que todos os interessados em participar do Rondon compareçam aos encontros, já que a presença também será utilizada como critério de seleção dos grupos.

Intervenções de janeiro

Acompanhados por duas técnicas, uma turismóloga e outra bióloga, os 15 jovens atuaram em trabalhos de mobilização social e capacitação da população e grupos organizados quanto à temática da redução e reciclagem de lixo urbano e educação ambiental, nas cidades de São Joaquim de Bicas e Igarapé. As atividades tiveram o apoio das prefeituras locais e foram o piloto do Rondon Resíduos.

Os alunos participaram de capacitações para atuarem em oficinas de formação humana e profissional, geração de renda, incentivo ao turismo, problemas ambientais, resgate da cultural local, fortalecimento organizacional, inclusão social e formação cidadã. Como a formação do grupo é bastante diversificada, cada um pode atuar de acordo com sua área de conhecimento. Entre os integrantes, havia discentes dos cursos de Engenharia Elétrica, Geografia, Enfermagem, Direito, Psicologia, Ciências Biológicas, Nutrição, Sistemas de Informação, Turismo e Pedagogia.

Mais informações: (31) 3319-4914, das 14h às 18h.

17/03/2011


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br