21/03/2011 a 27/03/2011

Plug Minas abre sétimo núcleo para jovens

Por meio de uma parceria entre o Governo de Minas, a PUC Minas e a Usiminas, o projeto Plug Minas – Centro de Formação e Experimentação Digital - inaugura o sétimo núcleo. O Inove - Jogos Digitais abre as portas para oferecer a 500 jovens, anualmente, a possibilidade de desenvolver competências que contribuam para inserção em um dos mercados que mais cresce atualmente: a criação de jogos digitais, também denominados games. O evento de inauguração será realizado no dia 22 de março de 2011, às 10h, no Núcleo Caminhos do Futuro do Plug Minas. Após o término da cerimônia de lançamento, o público será convidado a conhecer as instalações do Inove. O Plug Minas fica localizado no bairro Horto, Região Leste de Belo Horizonte (rua Santo Agostinho, 1.441).

Estão confirmadas as presenças do governador do Estado de Minas Gerais, Antonio Anastasia; do presidente da Usiminas, Wilson Brumer; do reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães; e da secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras.

A concepção do plano pedagógico do Inove surgiu a partir do curso de Graduação Tecnológica em Jogos Digitais da PUC Minas. O núcleo foi idealizado para formar jovens da rede pública de ensino na produção de games e prepará-los para o mercado que apresenta taxa de crescimento de 14%, segundo dados da consultoria International Data Corporation - ICD.

A criação e a manutenção de computadores do núcleo representam uma união de esforços entre o poder público, a academia e a iniciativa privada, trazendo um projeto inédito no país em termos de gestão, estrutura, abrangência e inovação. A Usiminas atuará como patrocinadora e investirá em torno de R$ 2 milhões no desenvolvimento, despesas operacionais e manutenção do núcleo. Para a empresa, o Inove está associado a duas de suas principais vocações: o apoio a projetos sociais perenes nas comunidades onde atua e o perfil inovador do projeto, uma vez que a Usiminas é considerada referência em tecnologia no setor industrial brasileiro. 

Com aulas de programação, desenho 2D e tecnologia de jogos, a grade curricular do núcleo mescla o conteúdo necessário à criação de games a elementos  lúdicos. Além da ciência da computação, a produção de jogos exige conhecimentos em psicologia, letras, música, design, comunicação e artes que serão utilizados na criação de roteiros, personagens e histórias.

A cultura digital e os demais meios de virtualização da realidade assumem papel fundamental na socialização da chamada "Geração Y", formada pelos "nativos digitais", jovens que já nasceram na era da cultura digital, como define pesquisa feita pela Bridge Research, empresa paulista especializada em público jovem.

Como resultado, além do desenvolvimento do jogo digital, que é um campo relativamente novo no Brasil, com amplo espectro de aplicabilidade e inserção no mercado, o projeto é capaz de envolver os estudantes ao permitir-lhes associar prazer à formação.

Plug Minas

O Plug Minas foi concebido pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, com interveniência da Secretaria de Estado de Esportes e Juventude de Minas Gerais e execução, por meio de Termo de Parceria, da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Instituto Cultural Sérgio Magnani, responsável pela gestão operacional do espaço. Toda a estrutura do Plug Minas funciona em uma área de aproximadamente 70 mil m2, no Bairro Horto, em Belo Horizonte.

Nesse espaço, jovens de 14 a 24 anos, estudantes e egressos do ensino médio das escolas públicas estaduais da Região Metropolitana de Belo Horizonte e professores e gestores escolares desenvolvem competências para lidar com os mais variados aspectos da tecnologia, das artes por meio do acesso irrestrito às redes e da autonomia para produzir informação, arte e cultura. Este acesso se dá por meio dos diversos cursos e oficinas oferecidos por seus núcleos.

A implantação do Plug Minas é modular. São, agora, sete núcleos em funcionamento: o Valores de Minas, em parceria com o Servas, o Oi Kabum!, em parceria com o Instituto Oi Futuro, o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil, em parceria com o Sebrae, o Núcleo Amigo do Professor, em parceria com o Instituto Unibanco, o Núcleo Caminhos do Futuro e Núcleo Planejamento e Gestão, em parceria com o Instituto Cultural Sérgio Magnani, e agora, o Núcleo Inove - Jogos Digitais. Quando implantado totalmente, mais de oito mil pessoas serão atendidas, anualmente, no Plug Minas, em suas atividades de formação, experimentação e produção.

PUC Minas

A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com seus 53 anos de existência, tem, atualmente, nove campi e unidades espalhados pela Região Metropolitana de Belo Horizonte (Barreiro, Coração Eucarístico, São Gabriel, Betim e Contagem) e pelo interior do Estado, nas cidades de Arcos, Guanhães, Poços de Caldas e Serro.

A Graduação Tecnológica em Jogos Digitais, ministrada na unidade São Gabriel, é ofertada no turno da manhã, com 60 vagas. Além das atividades do Curso de Jogos Digitais, participam no Núcleo Inove os cursos de Letras e Psicologia da Universidade, com o desenvolvimento, junto aos jovens participantes, respectivamente, de oficinas de leitura e interpretação de textos técnicos da área, em inglês, e produção de textos e oficinas sobre bullying, relação entre pais e filhos, conscientização contra drogas, entre outras. O Núcleo Inove conta com biblioteca, seis salas de aula, sala multimeios e quatro laboratórios de informática equipados com softwares da área, com dez turmas pela manhã e outras dez pela noite. 

Usiminas

Líder no mercado nacional de aços planos, a Usiminas é também reconhecida por sua atuação no campo da cidadania corporativa. Em 2010, por meio de investimentos diretos e incentivados, a empresa aplicou cerca de R$ 30 milhões em responsabilidade social em todos os 31 municípios onde atua. Atualmente, é a empresa que mais investe em cultura em Minas Gerais, baseando sua política no tripé "inclusão, formação e  desenvolvimento do cidadão". Em 2011, foi a única siderúrgica brasileira incluída no renomado Sustainability Yearbook 2011, anuário internacional de sustentabilidade elaborado pelo grupo de investimentos suíço SAM Group (Sustainable Asset Management). O levantamento considera 2.500 empresas do mundo e seleciona as melhores em termos de sustentabilidade e responsabilidade social corporativa. 

Mais informações: (31) 3484-1015.

17/03/2011


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br