14/03/2011 a 20/03/2011

Sensibilização sobre coleta seletiva em Betim

Responsável por problemas ambientais graves, a destinação do lixo tem se tornado um desafio para a sociedade moderna. Atenta à necessidade de conscientizar pessoas e atender à legislação, a PUC Minas em Betim, por meio do Curso de Ciências Biológicas com ênfase em Gestão Ambiental e da Comissão de Sustentabilidade do Núcleo Universitário, lança a campanha Pratique a coleta seletiva: o que você faz faz o mundo.

No dia 14 de março, a unidade estará preparada para sensibilizar a comunidade acadêmica a adotar iniciativas individuais que contribuam com a proposta. Faixas, cartazes e lixeiras adequadas serão instalados com as identificações de lixo comum (onde poderão ser depositados resíduos que podem ser reciclados, exceto pilhas, baterias e restos de óleo); recicláveis não segregados (onde podem ser misturados vidros, papéis, plásticos e metais) e recicláveis segregados (vidros, metais, plásticos e papéis).

Destinação

Os resíduos recolhidos e separados no abrigo de resíduos da Universidade serão encaminhados para a Associação dos Catadores de Papel de Betim (Ascapel) e para organizações não governamentais (ONGs), que saberão destinar corretamente o lixo.

Em cerca de 70% dos municípios brasileiros o lixo é simplesmente jogado no solo, sem qualquer cuidado, formando os lixões, altamente prejudiciais à saúde pública. A disposição inadequada do lixo no meio ambiente provoca a proliferação de doenças, a contaminação de lençóis subterrâneos e do solo e a poluição do ar, causada pela fumaça proveniente da queima espontânea do lixo exposto.

Para contribuir com a campanha, basta seguir corretamente as orientações do material divulgado pela unidade e repetir essas iniciativas em casa e no trabalho.

Conceito

Criada pela Secretaria de Comunicação da PUC Minas, a campanha utiliza o mote o que você faz faz o mundo, posicionando a PUC Minas como uma universidade cidadã, que enxerga a comunidade acadêmica com potencial transformador capaz de estimular também a sociedade em ações de responsabilidade social.

O trabalho também conta com um hotsite que apresenta a destinação correta do lixo por meio de animações.

Mais informações: Laboratório de Gestão Ambiental do prédio 9 ou pelo telefone (31) 3539 6845.

10/03/2011


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br