14/03/2011 a 20/03/2011

Frei Betto irá abordar espiritualidade e meio ambiente

Autor de 51 livros editados no Brasil e no exterior, o frade dominicano mineiro Frei Betto estará na PUC Minas em Betim, no dia 18 de março, às 19h30, para lançar a Campanha da Fraternidade 2011 no Núcleo Universitário.

O encontro acontecerá no auditório da Universidade e é aberto à comunidade acadêmica de Betim. Os alunos poderão se inscrever no Sistema de Gestão Acadêmica (SGA) até o dia 15 de março para receberem o certificado de participação.

Em sua palestra, Frei Betto abordará o tema Espiritualidade e Meio Ambiente e haverá a participação do Coral da PUC Minas.

A programação do lançamento da campanha em Betim também conta com uma mesa-redonda no dia 14, às 8h30, no auditório, sobre o tema proposto pela Igreja em 2011 e uma celebração interconfessional no dia 16, às 18h, no mesmo local.

A organização do encontro é da Pastoral na Universidade da PUC Minas em Betim, Departamento de Cultura Religiosa, Curso de Ciências Biológicas com ênfase em Gestão Ambiental e Diretório Central dos Estudantes com o apoio da Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários (Secac) e a Comissão de Sustentabilidade do Núcleo Universitário Betim.

Sensibilização

Com o lema A criação geme em dores de parto, a campanha proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi lançada no País na quarta-feira de cinzas, dia 9 de março. O objetivo é conscientizar as comunidades sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, motivando pessoas a participar de debates e ações de enfrentamento do problema e conservação das condições de vida no planeta.

Experiência

Carlos Alberto Libânio Christo, popularmente conhecido por Frei Betto, estudou jornalismo, antropologia, filosofia e teologia. A história dele como militante de movimentos pastorais e sociais e a atuação em prol dos direitos humanos, lhe rendeu em 2003 e 2004 o cargo de assessor especial do Presidente da República e coordenador de Mobilização Social do Programa Fome Zero. É sócio-fundador do Programa Educação para Todos e desde 2007 é membro do Conselho Consultivo da Comissão Justiça e Paz de São Paulo.

Frei Betto já recebeu mais de 20 prêmios e homenagens relacionados à literatura e à atuação social.

Mais informações: (31) 3539 6803.

Barreiro, Contagem e Coração Eucarístico

Em Contagem, a Pastoral na Universidade realiza o lançamento da Campanha da Fraternidade 2011 no dia 15 de março. Para debater o tema Fraternidade e a Vida no Planeta, estará presente o haitiano Igenel Jean-Baptiste, membro da organização não governamental Tek Kole. A ONG atua no Haiti na busca por melhores condições de vida para os cidadãos que vivem em extrema pobreza, após o terremoto que destruiu grande parte do país em 2010.  Para a coordenadora da Pastoral, professora Dilma Silva, a atividade será uma oportunidade para a reflexão sobre as consequências das mudanças no clima atribuídas à ação do homem e sobre a importância de atitudes solidárias que contribuam para a erradicação da miséria e da pobreza no mundo.

No Barreiro, a campanha será lançada na quarta-feira, 16 de março, no auditório da unidade, pela Pastoral na Universidade, com palestras para a comunidade acadêmica. Estão confirmadas as participações dos professores Paulo Agostinho Nogueira Baptista, diretor acadêmico da unidade, e Eugênio Batista Leite, pró-reitor da PUC Minas Betim. O coordenador da Pastoral, professor Salustiano Alvarez Gomez, também participará das atividades, que tem início a partir das 7h, no período da manhã, e das 19h, no da noite.

No campus Coração Eucarístico, quatro mesas-redondas com o tema Diálogos Interdisciplinares sobre o Planeta Terra acontecerão nos dias 14, 21 e 28 de março e 1º de abril. Palestrantes de diversas áreas do conhecimento debaterão temas relacionados ao lema da Campanha. As mesas-redondas são uma iniciativa da Secac, por meio da Pastoral na Universidade.

Confira a programação:

Data: 14/03 – 19h00 às 20h40 – Prédio 43, salas 105 -106
Palestrantes: Prof. Paulo Franco Taitson – Ciências Biológicas / Profa. Heloísa Helena Vieira Machado – Engenharia Química

Data: 21/03 – 9h30 às 10h40 – Prédio 5, auditório 2
Palestrantes: Profa. Mariana Veríssimo Soares Aguiar e Silva - Pedagogia / Prof. Otávio de Avelar Esteves – Engenharia de energia

Data: 28/03 – 19h00 às 20h40 – Prédio 5, auditório 2
Palestrantes: Prof. Alexei Manso Correia Machado – Ciências da computação / Prof. Alecir Antônio Maciel Moreira - Geografia

Data: 01/04 – 9h30 às 10h40 – Prédio 4, auditório 1
Palestrantes: Prof. Armindo dos Santos de Sousa Teodósio - Economia / Prof. Tarcísio Amorim - Psicologia

10/03/2011


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br