06/12/2010 a 12/12/2010

Aprovados do Edital de Projetos 2010

Pela primeira vez, uma proposta de um dos 16 programas de pós-graduação concorreu ao Edital de Projetos de Extensão e foi aprovada para ser desenvolvida no próximo ano. Denominado Cinema ao pé do ouvido¸ o projeto foi proposto pelo professor Júlio Pinto, coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, a partir do projeto de mestrado da aluna Flávia Mayer.

O objetivo é realizar sessões comentadas de cinema para deficientes visuais, a fim de que se possa contribuir para apontamentos de diretrizes para um modelo de audiodescrição, acessível aos cegos no Brasil. A aplicabilidade prática do trabalho permitirá autonomia e inclusão desse público por meio da veiculação de filmes audiodescritos. A mestranda ressalta que a própria natureza do trabalho já exige a interlocução de áreas do conhecimento, uma vez que é uma tradução subjetiva, na qual estão envolvidos diversos fatores, como a cognição, construção de linguagem e interpretação.

Para o professor Júlio Pinto, a aprovação do projeto permite a divulgação do trabalho em meios que não sejam apenas os habituais da academia, como dissertações e artigos em periódicos científicos. "A aliança da pesquisa e da extensão abre mais caminhos para a circulação do conhecimento e possibilita um serviço qualificado à sociedade", frisa.

Foram aprovados 87 projetos de todos os campi e unidades. A lista completa está disponível no site da Proex.

Mais informações: (31) 3319-4558

02/12/2010


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br