29/11/2010 a 05/12/2010

Universidade terá Biblioteca do Futuro

A Finep - Financiadora de Estudos e Projetos, empresa pública ligada ao Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), aprovou o projeto Biblioteca do Futuro, apresentado pelas pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação e Infraestrutura da PUC Minas, no valor de R$ 4,132 milhão, num edital específico para universidades não públicas. A Universidade foi a única do Estado selecionada pelo órgão do MCT e a dotação orçamentária é a maior destinada a uma instituição de ensino da região Sudeste. A proposta da Biblioteca do Futuro, segundo o pró-reitor de Pesquisa e de Pós-Graduação, João Francisco de Abreu, permite e facilita a interação da PUC Minas com outras Universidades do mundo.  Com uma área equipada de computadores de alto desempenho, ela gerará grande apoio às pesquisas e aos estudos acadêmicos relacionados com a pós-graduação.

Mas um de seus grandes diferenciais é a acessibilidade, com suporte tecnológico e científico para pessoas com necessidades especiais (libras e braille). "Por meio das novas tecnologias ali implantadas, teremos o apoio às pesquisas e aos estudos acadêmicos relacionados com a pós-graduação", adianta o pró-reitor. Segundo ele, a nova biblioteca vai gerar benefícios em cascata, ao atender a pós-graduação. "Conversando com o mundo inteiro por meio de uma rede de computadores de alto desempenho, abrimos as portas da Universidade para todas as outras áreas e não apenas à pós-graduação."

Extensão e graduação vão usufruir de um Repositório Institucional constituído de um banco de dados contendo informações sobre as pesquisas já desenvolvidas no âmbito da pós-graduação. Além disso, o projeto prevê uma Mapoteca Analógica e Digital com registros das bases cartográficas atualizadas, uma área para a Biblioteca Digital constituída de suportes em mídias eletrônicas, suporte em inglês e espanhol e salas de conferências internacionais.  "Os princípios de inovação, informação compartilhada, acessibilidade da Biblioteca do Futuro elevam ainda mais o padrão PUC Minas de qualidade de ensino superior". A previsão é que em três anos, o prédio, construído dentro do chamado "conceito edifício inteligente"- energia solar, reaproveitamento da água de chuva, economia de energia - seja concluído. A Biblioteca do Futuro será instalada ao lado do prédio da Biblioteca Central Pe. Alberto Antoniazzi, no campus Coração Eucarístico. A coordenação do projeto arquitetônico é do arquiteto  Leonardo de Araújo Pereira,  e os arquitetos são Altino Barbosa Caldeira e William Ramos Abdalla.

26/11/2010


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br