29/11/2010 a 05/12/2010

Redução de resíduos é elemento de criação de exposições de arte


A exposição Arte Sacra em Resíduos será aberta em 1º de dezembro

Até 30 de janeiro de 2011, permanece em cartaz no Museu de Ciências Naturais a exposição Arte em Resíduos, do artista Eymard Brandão. A atividade integrou as atividades da Semana Mineira de Redução de Resíduos, realizada entre os dias 23 e 28 de novembro, em diversas instituições no Estado, entre elas a PUC Minas. Dentre os diversos resultados das mobilizações da semana, a PUC Minas, a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) e o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCMR) assinaram, no dia 23 de novembro, termo de cooperação técnica, no qual está prevista a atuação do Projeto Rondon Minas, que, passa a ser denominado Rondon Resíduos. Também dentro da Semana, no dia 1º de dezembro, quarta-feira, será aberta a exposição Arte Sacra em Resíduos.

De acordo com Brandão, a exposição é fruto de um trabalho de pesquisa e um desafio extremamente rico em possibilidades, lidando especificamente com novos materiais integrados às artes plásticas e suas respectivas funções sociais. "Não somente para pinturas, desenhos, instalações e esculturas, mas em um sentido mais amplo, envolvendo diversos aspectos de nossa sociedade contemporânea, como, por exemplo, economia sustentável e ecologia", comenta.

PUC Minas e Feam

A PUC Minas, a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) e o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCMR) assinaram, no dia 23 de novembro, um Termo de Cooperação Técnica no qual está prevista a atuação do Projeto Rondon Minas, que, para essas atividades, passa a ser denominado Rondon Resíduos. O presidente da Feam, José Cláudio Junqueira, ex-rondonista, frisou a importância desse trabalho, tanto para as comunidades atendidas quanto para os participantes das equipes. "O Projeto Rondon possibilita aos alunos conhecer mais as realidades mineira e brasileira. Dessa forma, eles podem contribuir para alterá-la", enfatizou. Também dentro da Semana, no dia 1º de dezembro, quarta-feira, será aberta a exposição Arte Sacra em Resíduos.

As primeiras intervenções ocorrem de 15 a 30 de janeiro de 2011, em duas cidades do interior do Estado, ainda a serem definidas. A proposta é que as equipes multidisciplinares, compostas por alunos e professores de vários cursos da Universidade, atuem no fortalecimento do desenvolvimento local e conscientização da população, grupos organizados e gestores públicos para a redução de resíduos e a implementação de ações com foco na redução e reaproveitamento de resíduos sólidos.

O pró-reitor de Extensão, professor Wanderley Chieppe Felippe destacou que é preciso uma tomada de consciência coletiva para que não se sofra as consequências de tamanho descaso com o meio ambiente. O representante do MNCMR, Mateus Oliveira, completou, salientando a importância de que todos se empenhem na busca por soluções sustentáveis para o lixo: "Se continuarmos a gerar resíduos sem um tratamento adequado, daqui a pouco tempo será necessário cinco planetas Terra para armazená-lo".

Também compareceram à solenidade o chefe de Gabinete da Reitoria, professor Paulo Roberto de Sousa, que representou o reitor, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães; e a coordenadora do Núcleo de Meio Ambiente da Pró-reitoria de Extensão, professora Virgínia Simão Abuhid; entre outros integrantes da comunidade acadêmica.

Arte Sacra

Também dentro da Semana, no dia 1º de dezembro, quarta-feira, será aberta a exposição Arte Sacra em Resíduos. A mostra, composta pelas obras do artesão Oceano Cavalcante, poderá ser vista a partir das 18h, na Praça Duque de Caxias, 200, bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte. O intuito é promover a reflexão sobre a necessidade de uma nova postura para o consumo consciente e o espírito crítico para lutar por um planeta digno. O artista usa resíduos para a criação de imagens de santos católicos. A promoção é do Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte.

25/11/2010


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br