11/10/2010 a 17/10/2010

Dom João Resende Costa recebe homenagem

No dia 18 de outubro, às 10h, será realizada sessão solene do centenário de nascimento de Dom João Resende Costa, no Instituto Dom João Resende Costa, auditório 1 do prédio 4, campus Coração Eucarístico. A solenidade será presidida pelo reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães. Na ocasião, os padres Cleto Caliman (SDB), João Batista Libanio (SJ), e Nereu de Castro Teixeira apresentarão o painel Dom João: homem de Deus, pastor e amigo. Haverá também exibição do vídeo Dom João Resende Costa – In laudem gloriae Dei (Para o louvor da glória de Deus), homenagem dos estudantes, e descerramento da placa comemorativa.

No dia 17 de outubro, em comemoração ao Dia Mundial das Missões, será realizada nas paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte a homenagem Orando e reavivando a memória de Dom João Resende Costa.

De 19 a 22 de outubro, serão realizadas várias atividades em homenagem aos 100 anos de nascimento de Dom João. Confira aqui a programação completa.

Sobre Dom João Resende Costa

Como bispo coadjutor e administrador apostólico "sede plena" da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom João assumiu importantes missões. Entre as principais obras que realizou, estão a criação de 52 paróquias, inauguração de 75 novos templos, criação de 18 comunidades religiosas masculinas e 60 femininas, além da ordenação de diversos padres. Organizou o patrimônio da Arquidiocese, construiu o Edifício Pio XII, concretizou juridicamente a Universidade Católica de Minas Gerais, construiu seu edifício sede e criou novas unidades.

Dom João também reestruturou a Arquidiocese dentro das novas linhas do Concílio Vaticano II, criando vigários episcopais, o Conselho Presbiteral, a coordenação de pastoral e as comissões de pastoral. Em 1967, Dom João tornou-se Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte. Participou do XXXIX Congresso Eucarístico Internacional em 1968, em Bogotá (Colômbia), e no mesmo ano foi convocado pelo Papa Paulo VI para tomar parte ativa da II Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, que aconteceu em Medellín (Colômbia). Em 1985, ao completar 75 anos, Dom João encaminhou seu pedido de renúncia ao Papa João Paulo II. Em 1986 o pedido foi aceito e ele tornou-se, então, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Belo Horizonte. Faleceu em 2007 e foi sepultado na cripta da Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem.

06/10/2010


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br