20/09/2010 a 26/09/2010

Semana de Arquitetura abordará o tema Contemporaneidades

O Diretório Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo realizará, de 20 a 24 de setembro, a 14ª Semana de Arquitetura da PUC Minas, no campus Coração Eucarístico. Com o tema Contemporaneidades, o evento, em sua décima quarta edição, traz, tanto aos alunos quanto aos profissionais interessados, palestras, oficinas, debates sobre arquitetura e áreas relacionadas.

O objetivo é abordar as áreas de trabalho em que os profissionais de Arquitetura e Urbanismo podem agir atualmente e que muitas vezes são desconhecidas pelos graduandos do curso. O tema promove maior compreensão do contexto arquitetônico e urbanístico atual e contribui para a formação humana e profissional de um arquiteto e urbanista envolvido em seu tempo.

Neste ano, o evento contará com a presença de palestrantes como o arquiteto holandês Robert Hormes (GMP), os arquitetos Gustavo Penna, Carlos Teixeira e Silke Kapp e o engenheiro Yopanan Rebello. O evento tem uma importante relevância histórica, em que os alunos tentam buscar novas maneiras de ver e pensar a arquitetura dos dias de hoje.

Durante a semana, será realizado também o Canteiro em Obras IX, a partir das 13h30. Uma atividade realizada mensalmente pelo Escritório de Integração do Departamento de Arquitetura da PUC Minas (EI), em parceria com o Diretório Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo (Daau). Os eventos acontecem no terreno adjacente ao prédio 47 do campus Coração Eucarístico, destinado às experimentações práticas do curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas. Mais informações: 3319 – 4306

Sobre o Canteiro em Obras IX

Constitui-se como um ambiente de ensino-aprendizagem no qual circulam conhecimentos vinculados à produção arquitetônica, utilizando nestas experimentações materiais disponíveis no próprio canteiro, investindo em novos usos, estimulando a criatividade técnica e incentivando os professores, extensionistas, alunos e arquitetos voluntários a produzir e pesquisar saberes relacionados à construção arquitetônica, desde a concepção até a apropriação. Pretende estimular principalmente os estudantes de arquitetura a desenvolver uma capacidade crítica da produção arquitetônica, permitindo também um entrelaçamento e aproximação da teoria e da prática.

As oficinas previstas serão ministradas por convidados e pela equipe do Escritório de Integração PUC Minas, contando com a parceria do Diretório Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo.

Oficinas

- Cenir e a Parede
Oficinante: Cenir Aparecida da Silva
Descrição da Oficina: Construção de paredes de alvenaria do anexo do Laboratório de Plástica (vulgo puxadinho) e Treinamento básico: argamassa, assentamento, prumo, esquadro, juntas.

- As Recuperadas
Oficinantes: Estagiários do Escritório de Integração/DAU e professor Roberto Estáquio dos Santos
Descrição da Oficina: Introdução à recuperação de esquadrias; Limpeza de resíduos; Retirada de metais e vidros das Esquadrias e Estudos de adequação para uso no anexo do Laboratório de Plástica (vulgo puxadinho).

16/09/2010


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br