19/03/2006 a 25/03/2006

Vice-reitor da PUC Minas será ordenado bispo no sábado, dia 25

O anúncio de escolha dos dois novos bispos foi feito pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e grão-chanceler da PUC Minas, no dia 11 de fevereiro. Na ocasião, Dom Walmor agradeceu ao Papa Bento XVI que fez as escolhas dos nomes soa monsenhores Aloísio Pena Vitral e Joaquim Giovani Mol Guimarães, dentro de duas listas tríplices e o autorizou a fazer o anúncio na celebração dos 85 anos da Arquidiocese de Belo Horizonte. A posse dos dois novos bispos auxiliares será em Belo Horizonte, no dia 25 de março, Dia da Anunciação, quando se comemora o dia em que o anjo Gabriel anunciou à Maria que ela seria a mãe de Jesus Cristo.

O vice-reitor da PUC Minas, professor monsenhor. Joaquim Giovani Mol Guimarães,  é pároco da Paróquia Santa Maria, Mãe de Deus (Bairro União); e padre Aloísio Pena Vitral, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores (Floresta).

Segundo dom Walmor, a nomeação dos dois novos bispos auxiliares foi um presente para a Arquidiocese de Belo Horizonte, que já aguardava essa indicação há algum tempo. O arcebispo informou que o processo de escolha de um bispo é demorado e só ocorre depois de muitas consultas. É observado se o candidato é um homem realmente disposto a estar a serviço de Deus, fiel à Doutrina da Igreja Católica e aberto ao diálogo com todas as instâncias e ao diferente.

O monsenhor Joaquim Giovani Mol Guimarães nasceu em 6 de janeiro de 1960, em Ponte Nova (MG). Foi ordenado padre em 16 de julho de 1988. Atualmente é vice-reitor da PUC Minas e pároco da Paróquia Santa Maria, Mãe de Deus. Atuou um bom tempo como responsável pelo Núcleo de Teologia da PUC Minas e desenvolve um trabalho pastoral muito bonito em sua paróquia.

Monsenhor Aloísio Vitral nasceu no dia 23 de abril de 1955. Foi ordenado padre em 18 de janeiro de 1986. Atualmente é pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores. Já atuou como formador nos seminários da Arquidiocese de Belo Horizonte e durante vários anos foi pároco da Paróquia Santa Efigênia dos Militares, onde desenvolveu um trabalho de acolhida e espiritualidade reconhecido em toda a Arquidiocese.

 

17/03/2006


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br