21/06/2010 a 27/06/2010

Educação ambiental na Rota Lund

No dia 21 de junho, das 8h30 às 17h, será realizado o Encontro de gestores de escolas públicas dos municípios da APA Carste Lagoa Santa e Rota Lund no Museu de Ciências Naturais da PUC Minas (MCN). O evento integra projeto de extensão Educação Ambiental para o Futuro: Carste de Lagoa Santa, desenvolvido pela Universidade, em parceria com o governo do Estado. O objetivo é promover e garantir a proteção do patrimônio social, ambiental, científico, histórico e cultural da região. O encontro é dirigido a diretores das escolas estaduais e secretários de educação dos municípios da APA Carste de Lagoa Santa e Rota Lund.

A programação prevê um primeiro turno de trabalhos com apresentação do programa e suas diretrizes institucionais e parcerias. No segundo momento, propõe-se a apresentação sobre as linhas de ação e elaboração das próximas ações. Também será realizada uma oficina de diagnóstico participativo para o levantamento de aspectos relevantes para construção e desenvolvimento do programa educativo.

Programação:

8h30 – Credenciamento, café de boas-vindas e abertura
Prof. Bonifácio José Teixeira (diretor do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas e gestor do programa)

9h30 – O contexto do Programa de Educação Ambiental: o projeto Linha Lund e sua importância para a região cárstica de Lagoa Santa e Sete Lagoas - Natasha T. Gil Nunes (gerente de Projetos da Governadoria do Estado de Minas Gerais)

10h –
A participação das escolas e possibilidades de apoio da SEEMG – profª Márcia Fonseca (gerente do projeto Pró-Ciências, da Secretaria de Estado de Educação)

10h30 – As cavernas como patrimônio histórico, científico, cultural e ambiental e a contribuição das escolas para a preservação – prof. Cástor Cartelle (curador da coleção de paleontologia do Museu de Ciências Naturais PUC Minas)

11h30 – Visita monitorada às exposições do Museu – Ana Cristina Sanches (bióloga e educadora, coordenadora do Setor de Educação do Museu e equipe)

Intervalo para almoço – 12h30 às 13h30

13h30 às 14h30 – Programa Educação Ambiental para o futuro: Carste de Lagoa Santa – propostas e andamento -  profª Virgínia Abuhid (assessora técnico-acadêmica da Pró-reitoria de Extensão da PUC Minas e coordenadora técnica do programa)

14h30 – Café

15h às 16h30 – Oficina Ponto de Vista: diagnóstico participativo, enfocando os pontos fortes e os pontos fracos, em relação à proposição e à implantação do programa nas escolas; propostas de estratégias e possíveis apoios dos gestores para viabilizar sua implantação com sucesso. (Trabalho em grupos com a equipe do programa)

16h30 – Encerramento

Mais informações: (31) 3319-4520

17/06/2010


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br