21/06/2010 a 27/06/2010

Computação verde é tema de congresso científico nacional

Como produzir sistemas de software que levem à redução do consumo de energia nas organizações? Como a virtualização pode propiciar economia de energia?  Estes são alguns dos temas em debate no Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBS), que acontece de 20 a 23 de julho no campus Coração Eucarístico. As inscrições estão abertas até 30 de junho para a 30ª edição do encontro, que já é considerado um dos principais eventos científicos do país. Com o tema Computação Verde: desafios científicos e tecnológicos, o congresso está sendo organizado pelo Instituto de Ciências Exatas e Informática da PUC Minas.  O encontro tem atraído, anualmente, em torno de 2.500 pessoas. Mais informações no site www.sbc.org.br/sbc2010.

Dirigido a professores, profissionais e alunos das diversas áreas da informática, o congresso, composto de 17 eventos paralelos, terá apresentações de trabalhos científicos, mesas-redondas, cursos, debates, encontros sociais, concursos de trabalhos de alunos e de teses e dissertações.

O objetivo do CSBC é propiciar um fórum de discussões técnicas e políticas que congreguem a comunidade científica, estudantes e profissionais da área de computação. O congresso favorece o intercâmbio de informações entre pesquisadores nacionais e estrangeiros, entre indústria e usuários, sobre o atual cenário da área e tendências, em termos de métodos, técnicas, ferramentas de software e experiências práticas.

Qualidade no ensino

Também vinculado ao Congresso, será realizado, entre os dias 18 e 19 de julho, no Hotel Ouro Minas (avenida Cristiano Machado, 4001), em Belo Horizonte, o Curso de Qualidade no Ensino da Computação.  Promovido pela Comissão de Educação da Sociedade Brasileira de Computação, tem como finalidade discutir com a comunidade acadêmica, representada principalmente por professores e coordenadores de curso da área de computação, temas relacionados a metodologias de ensino, projeto de cursos, escopo de matérias e o processo de ensino e aprendizagem.

Computação verde

Em 2010, a discussão dos grandes desafios da área estará direcionada a demonstrar como a computação pode contribuir na solução dos problemas ambientais atuais. A abordagem desse tema abre espaço para o debate a respeito dos seguintes problemas: Como produzir sistemas de software que levem à redução do consumo de energia nas organizações? Como a virtualização pode propiciar economia de energia?  Quais são os impactos da computação em nuvem na economia de energia? Estes são alguns dos diversos assuntos que serão discutidos pelos participantes durante os três dias de congresso.

Curiosidades

Trinta por cento do consumo de energia de computadores é dissipado em forma de calor. Sistemas operacionais que desligam componentes do hardware que estejam inativos por um certo tempo e controlam a voltagem da máquina de acordo com a carga de trabalho, reduzem a energia consumida, o calor produzido e a necessidade de refrigeração.

A virtualização transfere a execução de operações para um ambiente centralizado, o que reduz a energia consumida em cada máquina e direciona a necessidade de atualização de computadores aos servidores. Teleconferências também reduzem o consumo de energia e emissão de gases, referentes a gastos com viagens e salas condicionadas.

Mais informações: 3319-4117.

17/06/2010


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br