24/05/2010 a 30/05/2010

PUC Minas concede título honoris causa ao professor Carlos Casabona

Nos dias 26 e 27 de maio acontece o Seminário Hispano-Brasileiro de Direito Biomédico, um dos eventos comemorativos dos 60 anos da Faculdade Mineira de Direito da PUC Minas. A atividade será realizada no auditório 1, do prédio 4 do campus Coração Eucarístico (veja a programação). No dia 28, às 9h, no prédio 30, o professor Carlos Maria Romeu Casabona, um dos organizadores do seminário, receberá da PUC Minas o título de Doutor Honoris Causa. O encontro, que tem também como organizadora a professora Maria de Fátima Freire de Sá, da Faculdade de Direito, terá a participação de conceituados especialistas brasileiros e espanhóis que debaterão temas atuais na área do Biodireito.

O professor Carlos Maria Romeo Casabona, da Universidade de Deusto, na Espanha, é considerado uma das maiores autoridades nas áreas do Direito e da Medicina, e receberá o título de Doutor Honoris Causa devido a sua brilhante e significativa trajetória na área da Bioética e do Biodireito, bem como seus estudos sobre as questões éticas e legais discutidas a partir dos avanços da ciência nas áreas da engenharia genética, pesquisa com células-tronco embrionárias, transplante de órgãos, farmacogenética, entre outras.

Carlos Casabona nasceu na cidade de Zaragoza, na Espanha, em 1952. Possui um extenso e rico currículo, no qual se destacam suas atividades como catedrático de Direito Penal na Universidade do País Basco, diretor da Cátedra Interuniversitária de Direito e Genoma Humano (Fundação BBVA, Universidade de Deusto e Universidade do País Basco); autor de livros, artigos, além de fundador e diretor das revistas Derecho y Genoma Humano e Perspectivas, ambas bilíngues.

O honoris causa é um título concedido a uma personalidade que tenha contribuído com os preceitos de uma instituição oficial de ensino e se destacado pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos. Desde sua fundação, a PUC Minas concedeu o título a outros cinco professores.

Confira aqui a programação do Seminário Hispano-Brasileiro de Direito Biomédico.

Para seguir as notícias das programações de comemoração aos 60 Anos da Faculdade Mineira de Direito, acesse www.twitter.com/60anosFMD.

21/05/2010


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br