10/05/2010 a 16/05/2010

Lançamento de Livro

O jornalista e professor Mozahir Salomão Bruck lança, no dia 15 de maio, às 11h, na Livraria Quixote, na Savassi, o livro Biografias e literatura: entre a ilusão biográfica e a crença na reposição do real, uma publicação da Veredas & Cenários. Mozahir Salomão discute os conceitos acerca do biográfico e do literário, analisando dois conjuntos diferenciados de biografias. No primeiro deles, ele estuda a trilogia do autor português Mário Cláudio, que usa a narrativa ficcional para contar as vidas de três artistas portugueses: um pintor, uma musicista e uma ceramista.  No outro, analisa biografias escritas por Ruy Castro, de três importantes personalidades brasileiras: Garrincha, Nelson Rodrigues e Carmen Miranda.

Na análise, Salomão ressalta o papel das biografias como lugar de memória, o uso que delas fazem outras áreas do conhecimento, especialmente história e jornalismo, e as imbricações e desafios do trabalho do biógrafo.

Sobre o autor:

Biografias e literatura: entre a ilusão biográfica e a crença na reposição do real é o terceiro livro do autor. Em 2003, Mozahir Salomão Bruck publicou Jornalismo radiofônico e vinculação social, fruto da dissertação de mestrado pela UFRJ, e, em 2008, co-organizou a coletânea Interações plurais (ambos pela Annablume), que reuniu textos sobre comunicação e cultura. Mozahir é jornalista, professor de Jornalismo e do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da PUC Minas.

Agenda

Lançamento
: Biografia e literatura: entre a ilusão biográfica e a crença na reposição do real
Data: 15 de maio (sábado); horário: 11h
Local: Livraria Quixote - Rua Fernandes Tourinho, 274 – Savassi

06/05/2010


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br