29/03/2010 a 04/04/2010

PUC Minas integra projeto Um Computador por Aluno

A PUC Minas é uma das duas instituições de ensino superior confessionais do País a participar da implementação do projeto Um Computador por Aluno (UCA), desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (SEED) do Ministério da Educação (MEC). Para tanto, é necessária uma ação ampla de formação de recursos humanos, estratégias de avaliação e iniciativas de pesquisa, desenvolvimento e inovação. O treinamento nas escolas está previsto para começar 15 dias após a entrega dos computadores, que deve ser concluída até o fim de maio.

O projeto pretende incorporar novas práticas pedagógicas no contexto escolar e da sala de aula, por meio do uso regular do laptop educacional em rede, e utilização na qualificação da educação brasileira.

A Universidade ficará responsável pela formação de professores e gestores de escolas municipais e estaduais de Minas Gerais, além da capacitação de professores da Universidade de Brasília (UNB) e da Federal de Roraima (UFRR), que atuarão nos respectivos estados. Em cada unidade da Federação, pelo menos cinco instituições serão contempladas.

Em Minas, a Universidade também irá atuar na implantação de uma versão do projeto, denominada UCA Total, dirigido a cidades que possuem extensa cobertura digital. Nesse caso, os alunos, professores e gestores de todas as escolas de Tiradentes receberão laptops.

Fosso digital

Um dos idealizadores do projeto, o coordenador adjunto do Mestrado em Educação da PUC Minas, professor Simão Pedro Pinto Marinho, explica que o UCA busca diminuir o "fosso digital" entre os que têm e os que não têm acesso à informática. "Não dá para pensar a educação sem computadores na escola. Estamos trazendo para a escola um investimento que é do cotidiano da sociedade, já que os laptops são instrumentos de aprendizagem", afirma Marinho, que é um dos nove assessores pedagógicos do Grupo de Trabalho de Assessoramento Pedagógico do projeto. De acordo com ele, o MEC adquiriu 150 mil computadores para distribuição.

25/03/2010


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br