22/02/2010 a 28/02/2010

Artes plásticas, cinema e música abrem semestre do curso de História

Cinema comentado, música, artes plásticas, apresentação de trabalhos dos alunos e palestras de professores convidados. A abertura do semestre letivo do curso de História reúne uma programação que apresenta um pouco de seu caráter multifacetado. Com um corpo docente formado, em sua maioria, por doutores e pós-doutores, e sendo avaliado seguidamente pelo Enade com notas 4 e 5, o curso de História oferece nesta quarta-feira no auditório 3, do prédio 43, campus Coração Eucarístico, palestras com as coordenadoras do curso, quando serão apresentados uma visão geral da graduação e trabalho de pesquisa dos alunos. No dia 25, mesa-redonda com o tema Modernidade: Múltiplas Racionalidades, dia 26, apresentação de grupos que pesquisam a relação da história e as artes plásticas, música erudita, às 9h no teatro. No dia 27, estreia o programa Cinema Comentado, no auditório 3, prédio 43, a partir das 9h30. Com entrada franca, o projeto pretende levar pela primeira vez à comunidade a discussão sobre filmes de diferentes gêneros.

O programa Cinema Comentado objetiva estimular o conhecimento sobre a arte cinematográfica, desenvolver a capacidade de leitura crítica das imagens e das diversas realidades e histórias apresentadas. Além disso, pretende criar um espaço de cultura e entretenimento tanto para a comunidade acadêmica quanto para a comunidade próxima à Universidade.

No dia 27 de fevereiro, será ministrada, pela professora Elisabeth Parreiras, a palestra Uma introdução ao texto fílmico, com explicações sobre os gêneros cinematográficos e as especificidades da Sétima Arte.  Mais informações: (31) 3319-4187 / 4193.

Curso de História

A valorização da pesquisa histórica na graduação tem levado o Curso de História a alcançar os maiores números, nos últimos anos, de alunos bolsistas do Probic, programa de incentivo a iniciação científica da Universidade, segundo a coordenadora, Elisabeth Parreiras. "Em 2008/2009, fomos o curso com o maior número de bolsas", lembra. O fato do curso estar ligado ao Centro de Memória e Pesquisa Histórica da PUC Minas, segundo a coordenadora, potencializa o campo de pesquisa para estudantes e professores do curso. "Quando os membros do MEC vieram nos avaliar ficaram impressionados e comentaram que todos os cursos de História deveriam ter um Centro como o nosso".

Programação do Cinema Comentado:

Local:
auditório 3, prédio 43, campus Coração Eucarístico
Horário: aos sábados, a partir das 9h30 

27 de fevereiro
Palestra: Uma introdução ao texto fílmico

24 de abril
Cinema Paradiso (drama, 1988)
Diretor: Giuseppe Tornatore

29 de maio
O Carteiro e o Poeta (romance, 1994)
Diretor: Michael Radford

26 de junho
Meu Tio (comédia, 1958)
Diretor: Jacques Tati

28 de agosto
No Tempo das Diligências (ação, 1939)
Diretor: John Ford

25 de setembro
Meias de Seda (musical, 1957)
Diretor: Rouben Mamoulian

27 de novembro
Crepúsculo dos Deuses (drama, 1950)
Diretor: Billy Wilder

19/02/2010


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br