16/11/2009 a 22/11/2009

Ipuc capacita gerentes de Pesquisa e Desenvolvimento da Cemig

O primeiro curso conquistado pela PUC Minas via leilão eletrônico da Cemig, por oferecer a melhor relação custo-benefício entre os concorrentes da licitação, o Programa de Desenvolvimento de Gerentes de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) vem capacitando 120 gerentes da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) que já atuam ou pretendem atuar na coordenação de projetos de P&D. O edital foi lançado em abril e o pregão eletrônico foi vencido pela PUC Minas em maio deste ano.

O curso, oferecido pelo Instituto Politécnico (Ipuc) da Universidade com o apoio da Diretoria de Educação Continuada (DEC PUC Minas), partiu de demanda da própria Companhia e teve início em setembro deste ano. A previsão de término é para 9 de dezembro. "Pretendemos despertar a atenção dos profissionais para a importância de se fazer projetos de P&D, além de incentivar o desenvolvimento de iniciativas voltadas para a inovação tecnológica", explica o coordenador do Programa, professor Sandro Márcio da Silva.

São quatro turmas, de 30 alunos cada, cujas aulas estão ocorrendo no campus Coração Eucarístico, nos períodos da manhã e da tarde. Em um total de 64 horas/aulas, o curso está dividido em cinco módulos. São eles: Capacitação em Gestão de Projetos Tecnológicos e de Inovação; Gestão da Inovação Tecnológica: modelo e ferramentas; Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva; Interação ICTs (Instituições de Ciência e Tecnologia) X Empresas; e Transferência de Tecnologia na Relação Cemig e seus Parceiros.

O corpo docente é composto por professores doutores e um doutorando na área de inovação tecnológica.

Programa da Aneel

O Programa de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) da Aneel é um investimento compulsório de 1% da receita operacional da Cemig em projetos que configurem inovação de produtos ou de processos na área de tecnologia.

A partir desta oferta, o coordenador do Programa, professor Sandro Márcio Silva, espera ampliar o raio de alcance do curso e atender demandas de outras empresas, também interessadas em capacitar seus profissionais para a pesquisa e desenvolvimento.

Especialização

De acordo com Silva, o Programa de Desenvolvimento de Gerentes de P&D é uma "semente" que poderá resultar no curso de pós-graduação em Gestão da Inovação Tecnológica, de 360 horas/aulas, previsto para ser oferecido no segundo semestre de 2010, pela Diretoria de Educação Continuada (DEC PUC Minas). Ele conta que o projeto do curso de especialização será apresentado até março do ano que vem, quando aguardará aprovação do setor.

Visão ampla

O analista de Meio Ambiente da Cemig, Wellington Brilhante de Albuquerque Filho, conta que o conteúdo do curso está sendo uma novidade para ele e tem ampliado seus conhecimentos. "O Programa me permitiu ter uma visão realista sobre o campo da inovação tecnológica e da gestão do conhecimento", diz.

No cargo que exerce, afirma que pretende aplicar a gestão do conhecimento como uma força transformadora, para oxigenar os processos e a corporação. "Este é um campo que atende a uma necessidade que estamos sentindo. Pretendo construir um espaço para o debate qualificado na organização", afirma.

Quem quiser obter mais informações sobre o Programa, pode entrar em contato pelo e-mail sandromarcio@pucminas.br.

12/11/2009


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br