16/11/2009 a 22/11/2009

PUC Minas e FPT assinam acordo para desenvolver 14 projetos

A assinatura de um protocolo de intenções entre a PUC Minas e empresa FPT – Powertrain Tecnologies, do grupo Fiat, resultará no desenvolvimento de quatorze projetos de interesse comum, bem como ações para a qualificação tanto de estudantes de Engenharia quanto profissionais da companhia. O convênio, de caráter técnico-científico, foi firmado na manhã de 11de novembro, no Clube Fiat, em Betim, e representa, para a FPT, empresa já parceira da PUC Minas, um marco no seu relacionamento com o mundo acadêmico.  

Para o reitor da Universidade, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, a assinatura do protocolo revigora e revitaliza essa parceria, em um momento de confiança, esperança e de crescimento do País, no qual a Fiat, segundo ele, tem reconhecida importância. A iniciativa, diz, é uma conjugação de esforços entre uma empresa de vanguarda e uma universidade contemporânea, que sabe associar os conhecimentos acadêmicos às necessidades empresariais e de desenvolvimento tecnológico do Brasil.

Em seu pronunciamento, o superintendente da FPT Mercosul, Franco Ciranni, salientou a relação de complementaridade existente entre o mundo da empresa e o universitário. "Temos que começar a trabalhar já em uma nova estratégia, que é colocar a empresa como uma Best in Class – termo utilizado no mundo dos negócios para se referir ao mais alto nível de desempenho em uma companhia – em inovação. E este acordo é fundamental para podermos alcançar o nosso objetivo", afirmou.

A apresentação dos projetos ficou a cargo do gestor do Programa de Inovação da FPT, professor Raoni Bagno. Membros da Administração superior da Universidade, professores e funcionários estiveram presentes na solenidade, assim como o diretor do Instituto Politécnico (Ipuc), professor Janes Landre Júnior, que participou compondo a mesa.

Sobre a FPT

A FPT – Powertrain Tecnologies é uma empresa do grupo Fiat especializada na produção de meios de mobilidade, sejam eles motores ou transmissões, nas suas diversas versões e aplicações. Produz para os mercados nacional e internacional, com padrões de desempenho e qualidade mundialmente aceitos, do ponto de vista da confiabilidade, economia, adequação ambiental, sustentabilidade e modernidade. 

Conheça os projetos:

- Projetos finais de graduação e iniciação científica;
- Semana Unificada de Engenharia;
- Visitas técnicas focadas;
- Disciplinas optativas de graduação;
- Mestrado e doutorado;
- Palestras FPT;
- Pesquisa de campo para alunos da graduação;
- Uso de energia solar como complemento energético veicular;
- Aproveitamento de gases de descarga para co-geração de energia;
- Redução de consumo: foco em aplicações de motores diesel;
- Sistema de tratamento de emissões diesel alternativos à injeção de uréia;
- Sistema de alimentação de hidrogênio para motor de aplicação estacionária;
- Cogeração de energia com gás de exaustão de motor a diesel;
- Compartilhamento de laboratórios.

12/11/2009


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br