16/11/2009 a 22/11/2009

Trabalho de extensão de Ciências Biológicas promove geração de renda

Fogão Solar, produção de velas repelentes de insetos e horta vertical urbana são algumas das 12 oficinas do projeto de extensão Trabalhos Ecológicos de Integração Social (Teias). Dirigido a pessoas de baixa renda da região Noroeste da capital, além de alunos, professores e funcionários da PUC Minas, o Teias tem o objetivo de promover a geração de renda, tendo como base a cultura da produção sustentável. Promovido pelo Curso de Ciências Biológicas do campus Coração Eucarístico, envolve ao todo cerca de 50 alunos de Ciências Biológicas, Administração, Engenharia de Energia e Direito.

"É um trabalho transdisciplinar, que ajuda os alunos a olhar determinados processos a partir de diferentes concepções", explica o coordenador do Teias, professor Carlos Alberto Mourthé Júnior. Ele conta que no primeiro semestre foi desenvolvida a parte teórica do projeto, que tem duas vertentes: a geração de renda a partir da sustentabilidade e a construção de um modelo de gestão a partir da autonomia. "A ideia é que os alunos sejam pró-ativos na mudança da sociedade sem que haja necessidade de uma pessoa determinando o que vai ser feito. O grupo inteiro vai tomando as decisões e construindo uma rede de conexões", diz.

Parcerias

Segundo o professor Carlos, estão sendo articuladas parcerias com associações de bairro, que ajudarão a identificar as necessidades das comunidades em termos de trabalho e geração de renda, para que, em seguida, possa ser definida a tecnologia a ser empregada no processo de produção. "A gente visitou no final de julho pelo menos umas 15 associações. Fizemos planilhas e definimos qual será o foco de intervenção", explica. Mais de cem pessoas, conta, serão beneficiadas pelos cursos, todos eles gratuitos. Os alunos, sob supervisão de professores, ficarão responsáveis por estudar a viabilidade das propostas, organizar os cursos, produzir o material didático, além de ajudar na venda dos produtos.

Além disso, o projeto prevê a exibição de filmes, caminhada na mata da PUC Minas e oficinas para crianças. Informações sobre inscrições pelo e-mail carlosmourthe@gmail.com.

Sementeira

Um dos alunos do curso de Ciências Biológicas envolvido no projeto é Edgard Fernando Miranda Santos, do 5º período. Como bolsistas, ele conta que, desde o início do semestre, está participando do subprojeto de Sementeira, que tem o objetivo de maximizar a produção de mudas a partir de sementes. "Estamos na fase de sondagem e de definição das tecnologias, como a termacultura, que utiliza materiais reaproveitáveis e baratos", diz.

Apesar de focado na Sementeira, ele conta que também contribui com os demais projetos. "Todo mundo ajuda todo mundo. A coisa é dinâmica", explica. Para ele, a participação nos projetos tem ajudado no desenvolvimento da sua autonomia e na troca de conhecimentos com estudantes de outras áreas. "Queremos agregar, e não segregar. Já estou inclusive fazendo uma horta em casa", conta.

Cursos oferecidos:

Horta Orgânica
Horta Orgânica com Inoculação de Micorrizas
Horta Vertical Urbana
Composteira
Aquecedor Solar
Secador Solar de Frutas
Fogão Solar
Produção de Papel Reciclado e Confecção de Convites e Agendas
Arte com Papel Reciclado e Sementes
Sementeira
Culinária Vegetariana
Produção de Velas Repelentes de Insetos

Possibilidades futuras:

Minhocário
Produção de sabão com resíduos de óleo
Bioarte (artes com produtos recicláveis)

12/11/2009


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br