13/02/2006 a 19/02/2006

Universidade mobilizada para receber os novos estudantes

A PUC Minas em Poços de Caldas promoveu, na primeira semana de aula, as boas vindas para os calouros. Entre as atividades preparadas para a recepção dos novos alunos, na manhã do dia 7, uma apresentação musical com os estudantes do 3º período do curso de Psicologia.
"Este evento foi preparado com muito carinho para recebermos nossos novos alunos e é uma oportunidade de integração de todo o corpo discente", explica a pró-reitora, Maria José Viana Marinho de Mattos.

Essa foi a primeira vez que os calouros tiveram uma recepção musical aberta para todos. A apresentação durou cerca de 30 minutos e foi prestigiada por veteranos e novatos que aprovaram a idéia. "Achei muito bom, porque isso é cultura e tudo que valoriza a cultura é importante", afirma Heloísa Helena Pires, aluna do primeiro período de Psicologia.

Já Elton Vicente Reis, estudante do primeiro período de Engenharia Elétrica, disse que a iniciativa é boa porque possibilita a integração dos alunos. "É uma forma de conhecermos todo o pessoal e ficarmos menos inibido", explica. Além da apresentação musical, durante toda a segunda-feira, a pró-reitora, Maria José, e o diretor de graduação, professor Francisco Rogério de Oliveira Bonatto, juntamente com os coordenadores dos cursos, deram as boas vindas aos novatos. Na ocasião foi apresentado um vídeo institucional para que os calouros conheçam melhor a PUC Minas e o Campus de Poços de Caldas. As atividades de boas vindas seguem até sábado (11), com a participação dos calouros de Arquitetura, Fisioterapia e Administração em uma atividade piloto de integração. A proposta é inserir o novo estudante no campus universitário, promovendo interação sócio-acadêmica entre calouros e corpo docente, além de desenvolver e reforçar conceitos de cidadania, cooperação e promover noções básicas do curso escolhido a partir de dinâmicas lúdicas.

Com a atividade João-de-Barro, os calouros de Arquitetura serão convidados a construir uma pequena cidade a partir de materiais como folhas, barro, gravetos, pedra, entre outros. Terapia manual é a proposta de trabalho com os novos alunos de Fisioterapia. Nesta ação, eles irão ocupar a posição de pacientes, recebendo massagens terapêuticas, além de conhecer um pouco mais das diversas possibilidades da promoção de fisioterapia com recursos manuais.
Já os alunos de Administração participam de uma gincana que tem a proposta de levá-los a vivenciarem situações experimentadas nas organizações, trabalhando conceitos de integração, resolução de problemas, equipe, estratégia, planejamento e liderança. Confira os horários e datas das atividades em cada um dos cursos: 08/02 – Projeto Inter-Ação 8h as 11h30 – Arquitetura 14 às 17 – Fisioterapia (na sexta-feira, dia 10/02, no período da tarde, os calouros participam de uma atividade com o grupo de terapia com idosos) 11/02 – Projeto Inter-Ação 8h às 11h30 -Administração.

Confira a edição completa da Recepção de Calouros



Confira abaixo as datas das recepções de calouros na universidade

Unidade

Data

Turno

Arcos

15

Noite

Barreiro

10

16

Noite

Manhã/Noite

Betim

8

Manhã/tarde/noite

Contagem

9

Manhã/tarde/noite

Coração Eucarístico

22

23

Manha/Noite

Manhã/Tarde/Noite

Poços de Caldas

6

7

Manhã/tarde/noite

Manhã/noite

São Gabriel

13

14

15

Manhã

Tarde

Noite

 

 

09/02/2006


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br