21/09/2009 a 27/09/2009

Conheça as entidades que serão assistidas pela Unidade São Gabriel

Seis de novembro é o dia da solidariedade na PUC Minas. Pelo terceiro ano consecutivo, a Pastoral na Universidade promove a Campanha que arrecada, em todos os campi e unidades, alimentos não perecíveis, roupas, livros, brinquedos, fraldas, material de limpeza e de higiene pessoal. Nesta edição, a unidade São Gabriel apresenta as instituições que serão beneficiadas este ano: Creche Dora Ribeiro, Abrigo São Paulo e Asilo Recanto Nossa Senhora da Boa Viagem. Todas atendem a diversas faixas etárias, desde crianças até idosos, de forma a aproveitar qualquer tipo de donativo recebido. Conheça um pouco sobre as instituições beneficiadas:

Creche Dora Ribeiro

Fundada em 1998, por Padre Pedi e Rosa Brambilla, a creche Dora Ribeiro, localizada no bairro 1º de Maio, atende a 160 crianças de zero a 12 anos. Durante o dia, as crianças participam de atividades pedagógicas, acompanhamento escolar, aulas de capoeira e de música. A creche, que se mantém através de doações, convênio com a prefeitura e o sistema de apadrinhamento, tem urgência por doações de material de limpeza, material de higiene pessoal, álcool em gel e brinquedos.

Abrigo São Paulo

Localizado no bairro 1º de Maio, o Abrigo São Paulo acolhe, em média, 150 pessoas diariamente. Famílias desabrigadas, moradores de rua em tratamento e migrantes a procura de trabalho são os abrigados pela instituição. Conveniada com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, conta com assistentes sociais, quatro cozinheiras e outros colaboradores, somando 24 funcionários.

"Contamos com a boa ação das pessoas", diz Célio Antônio Teixeira, coordenador do abrigo. "O período de chuvas é o mais triste, pois são muitos desabrigados. Ainda estamos atendendo as famílias que estão sem moradia devido às chuvas de janeiro deste ano", completa Célio.

O abrigo precisa, principalmente, de alimentos, já que são servidas quatro refeições diárias. "Utilizamos em média de 30 a 40 quilos de comida por dia", afirma Nair Almeida, responsável pelas refeições ofertadas aos assistidos e pelas marmitas fornecidas aos antigos abrigados que se encontram empregados. Mas o diretor, Ronaldo Antônio, destaca. "Qualquer doação é bem-vinda. Em especial roupas de cama e toalhas, pois diariamente elas são lavadas, sofrendo um maior desgaste".

Asilo Recanto Nossa Senhora da Boa Viagem

Desde 1979, o Asilo Recanto Nossa Senhora da Boa Viagem oferece moradia, alimentação e cuidados especiais a 90 idosos. Segundo a assistente social Luciana Angélica Antunes, o Recanto desenvolve uma série de atividades para os idosos como tratamento com psicóloga, acompanhamento por médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, balanceamento nutricional das refeições e dietas, além de atividades recreativas.

Dona Carmem Zeferina, de 69 anos, moradora da instituição de longa permanência, diz estar feliz morando no Recanto. "Gosto muito daqui. Minha atividade preferida é a fisioterapia", afirma Carmem. A enfermeira do Recanto, Fabrícia Coelho, conta quais são as necessidades do Asilo: "Temos uma demanda muito grande por produtos de higiene pessoal. Xampu e creme corporal são nossas principais necessidades. Fraldas também são necessárias".

17/09/2009


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br