07/09/2009 a 13/09/2009

CPA inicia processo de autoavaliação da Universidade este mês

A partir da segunda quinzena de setembro, alunos e professores dos cursos de graduação e pós-graduação, além de funcionários, gestores e egressos da PUC Minas, poderão responder às questões que fazem parte do processo de autoavaliação institucional, realizado pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA),o órgão responsável por planejar, organizar, aplicar, processar,analisar, interpretar e apresentar os resultados da avaliação.

Em 2004, o processo de avaliação das instituições de Ensino Superior foi regulamentado pelo Ministério da Educação (MEC), mas a PUC já havia adotado essa iniciativa desde 2002. As avaliações hoje constituem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), vinculado ao MEC, através do instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A finalidade da pesquisa, segundo a presidente do CPA, a professora Antônia Montenegro, é traçar um retrato da atual situação da instituição. "A avaliação não busca apenas dados. Além deles, procuramos detectar a percepção dos públicos entrevistados em relação às atividades desenvolvidas na Universidade. Podemos, por exemplo, através da análise dos resultados e de dados secundários, saber onde estão as deficiências no atendimento às necessidades do aluno", explica. Além disso, o processo de autoavaliação promovido pela CPA embasa o planejamento de novas ações e investimentos da PUC Minas. "O resultado da pesquisa é parte constituinte da avaliação que o MEC faz das instituições de ensino superior, juntamente com outros critérios que subsidiam a classificação no Índice Geral de Cursos (IGC)", aponta Antônia. A CPA obteve conceito máximo na avaliação externa realizada em junho deste ano.

A pesquisa é por amostragem e os alunos e professores selecionados aleatoriamente poderão acessar os questionários pelo SGA. Outros métodos de pesquisa serão utilizados para avaliação de egressos e gestores.

Para mais informações, acesse www.pucminas.br/cpa ou ligue 3319-4559/ 4379

04/09/2009


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br