08/06/2009 a 14/06/2009

Professor Castor Cartelle recebe título de Cidadão Honorário de Minas Gerais

O curador de Paleontologia do Museu de Ciências Naturais, professor Castor Cartelle, será homenageado com o título de Cidadão Honorário de Minas Gerais, na quinta-feira, 18 de junho, às 20h, na Assembleia Legislativa (rua Rodrigues Caldas, 30, bairro Santo Agostinho).

De acordo com o autor do requerimento, o deputado Dinis Pinheiro (PSDB), a homenagem se justifica pelos valorosos serviços prestados ao Estado, onde Cartelle fixou residência em 1964 para trabalhar no colégio Loyola, sete anos depois de chegar ao País.

Natural de Orense, na Espanha, o pesquisador desenvolveu carreira acadêmica no Brasil, tendo mais de 40 artigos científicos, dois livros e quatro capítulos de livros publicados, além de ocupado os cargos de conselheiro do Conselho de Política Ambiental de Minas Gerais (Copam), conselheiro da Fundação Zoobotânica, membro titular da Fundação de Meio Ambiente do Estado, presidente da Fundação Biodiversitas, presidente da Câmara de Biodiversidade do Copam e conselheiro do Conselho Universitário da UFMG.

Descobertas

Ao longo de sua trajetória no Brasil, o professor Cartelle fez diversas descobertas científicas. Entre elas, destacam-se: quatro espécies novas de preguiças terrícolas – como a Aytherium Aureum, espécie nomeada em homenagem aos 50 anos da PUC Minas, completados em dezembro do ano passado –, sendo que duas delas serão divulgadas para a comunidade científica este mês; duas novas espécies de primatas (macacos) – Caipora Bambuiorum e Allouata Mauroi; uma espécie nova de tatu – Pampatherium Paulacoutoi; e uma espécie nova de animal típico – Xenorhynotherium Bahiense.

04/06/2009


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br