30/03/2009 a 05/04/2009

Gestores da APA Sul RMBH reúnem-se no Caraça

O Núcleo Meio Ambiente e Urbanismo, da Pró-reitoria de Extensão (Proex), realiza o I Seminário do Segmento de Governo Local da APA Sul RMBH, no dia 3 de abril, das 9h às 16h, no auditório do Santuário do Caraça, em Santa Bárbara. A atividade é em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, o Polo de Excelência Mínero-metalúrgico, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a gerência da APA Sul RMBH. São esperados prefeitos e secretários de Meio Ambiente e áreas afins das 13 cidades pertencentes à Área de Preservação Ambiental Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte: Belo Horizonte, Brumadinho Barão de Cocais, Caeté, Santa Bárbara, Nova Lima, Raposos, Catas Altas, Ibirité, Itabirito, Mário Campos, Rio Acima e Sarzedo.

Além de integrar parceiros potenciais na gestão compartilhada para as questões socioambientais, o seminário pretende consolidar alianças e parcerias para o fortalecimento da Rede de Extensão Socioambiental em Regiões Minero-metalúrgicas. A referência para as atividades é o projeto "A APA Sul, seu mosaico de unidades de conservação e as comunidades do entorno", financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).

Além do encontro com representantes do governo local, serão realizadas reuniões com entidades sociais, universidades e oito comunidades de três unidades de conservação (Parque Estadual do Rola-Moça, Parque Municipal das Mangabeiras e Reserva Particular do Patrimônio Natural do Caraça).

Participam dos trabalhos os professores da PUC Minas Denise Pereira (Núcleo Meio Ambiente e Urbanismo – Proex e coordenadora geral do projeto), Ricardo Ribeiro (coordenador do Núcleo Comunitário – Proex e professor do curso de Ciências Sociais) e Miguel Andrade (coordenador do curso de Ciências Biológicas). Também estão envolvidos treze alunos dos cursos de Ciências Biológicas e Ciências Sociais.

APA Sul RMBH

A Área de Preservação Ambiental Sul (APA Sul) inclui parte do município de Belo Horizonte, englobando seis importantes mananciais de água responsáveis pelo abastecimento de água da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), decretados como áreas de proteção especial pelo Governo Estadual, que estão sob a responsabilidade da Copasa: Rola-Moça, Tabões, Bálsamo, Catarina, Barreiro, Cercadinho, Rio Manso, Serra Azul, Fechos e Mutuca. Também há unidades de conservação ambiental, como parque estadual, estações ecológias, parques municipais e reservas particulares de patrimônio natural e a reserva da biosfera da Serra do Espinhaço.

O objetivo dos trabalhos, iniciados em 2007, é desenvolver uma rede de extensão socioambiental em regiões minero-metalúrgicas, além de criar possibilidades de interação e desenvolvendo de soluções compartilhadas para os problemas e conflitos ambientais.

Mais informações: 3319-4110 ou 3319-4374 (profª Denise Pereira)

26/03/2009


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br