Alunos de Enfermagem envolvem campi e unidades contra a dengue
Encenações teatrais, com figurino do mosquito Aedes aegypti, e distribuição de panfletos integram as ações preventivas contra a dengue que 25 alunos do 4º e 5º períodos do curso de Enfermagem da PUC Minas no Barreiro farão, a partir desta quarta-feira, 18 de março, até 15 de abril, nas áreas de maior concentração de pessoas, como cantinas e portarias, durante o início e intervalo das aulas, no campus Coração Eucarístico e nas unidades Barreiro, São Gabriel, Betim e Contagem. A encenação tem o apoio da Escola de Teatro da Universidade. Os panfletos foram cedidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Datas das intervenções: CAMPUS/UNIDADE DATA LOCAL HORÁRIO ALUNOS Betim 18/03 Hall e entrada da unidade Noite – 19 às 22h. 06 Betim 25/03 Hall e entrada da unidade Manhã e tarde 06 São Gabriel 19/03 Local de maior concentração de alunos Tarde e noite 07 Contagem 24/03 Local de maior concentração de alunos Noite 05 Contagem 25/03 Local de maior concentração de alunos Manhã e noite 05 Barreiro 25/03 Hall e área de cantina Manhã e noite 06 Barreiro 25/03 Hall e área de cantina Manhã 07 Barreiro 23/03 Hall e área de cantina Noite 06 Barreiro 14/04 Hall e área de cantina Noite 07 Coração Eucarístico 01/04 Cantinas e entrada do campus Manhã e noite 06 Coração Eucarístico 01/04 Cantinas e entrada do campus Manhã, tarde e noite 05 Coração Eucarístico 15/04 Cantinas e entrada do campus Tarde 07 Coração Eucarístico 01/04 Cantinas e entrada do campus Tarde 06
O objetivo é a sensibilização da comunidade acadêmica para a importância da prevenção da doença. As ações são orientadas pela professora Natalia de Cássia Horta, coordenadora de estágio do curso na PUC Minas no Barreiro e professora no Núcleo Universitário de Betim. “Essa discussão sobre o papel dos alunos como cidadãos no cuidado com o ambiente e na prevenção de uma doença que ameaça a saúde do coletivo populacional é importante. Além da formação como futuros enfermeiros, inseridos nas ações de educação em saúde, o trabalho possibilita um retorno que é social pela formação universitária nos princípios da PUC Minas”, considera.
Natalia de Cássia foi uma das professoras da PUC Minas participantes, em novembro do ano passado, em Brasília, do Encontro Nacional de Capacitação de Multiplicadores para o Enfrentamento da Dengue, promovido pelo Ministério da Saúde. “A relação com o Ministério explicita o compromisso da PUC Minas, ao ser convocada para a ação de parceria no enfretamento da dengue”, explica. O objetivo do evento foi a capacitação para as medidas de prevenção e controle da dengue e na integração ensino-serviço-comunidade.
13/03/2009