22/11/2008 a 28/11/2008

Prêmios Santander de Ciência e Inovação

O projeto de pesquisa em Televisão Digital e Interativa, do curso de Ciência da Computação da PUC Minas em Poços de Caldas, desenvolvido pelo professor João Benedito dos Santos Júnior, foi o vencedor da região Sudeste da edição 2008 dos Prêmios Santander de Empreendedorismo e Ciência e Inovação. Os vencedores foram anunciados em evento realizado na terça-feira, 18 de novembro, em São Paulo. O projeto de pesquisa também ficou entre os três finalistas (melhores projetos de pesquisa nacionais em 2008) do Prêmio Santander de Ciência e Inovação - Categoria Tecnologia da Informação e Comunicação. O evento de premiação contou com a presença do chefe de gabinete do reitor da PUC Minas, professor Paulo Roberto de Sousa, representando o professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães.

A quarta edição dos Prêmios teve volume de inscrições 26% maior que no ano passado. No total, 2.200 candidatos se inscreveram, 1550 para o prêmio de empreendedorismo e 650 ao de ciência e inovação. Já o número de universidades envolvidas, 244, apresentou evolução de 34% em relação à edição de 2007. Os projetos vencedores se destacaram pela inovação, viabilidade técnica e potencial para gerar riquezas, entre outros critérios avaliados. "Cada projeto reflete traços da criatividade local e o desejo de seus autores de contribuir com as regiões em que moram ou atuam. As idéias foram as mais diferentes possíveis, mas compartilhavam um ideal - a crença de que o caminho do progresso é pavimentado pela educação", disse Jamil Hannouche, vice-presidente do Santander Universidades.

"Em 2008, foi nossa primeira participação no Prêmio Santander de Ciência e Inovação. Após a etapa de avaliação, fomos classificados como um dos 19 semifinalistas, dentre 650 projetos concorrentes e com muita satisfação e orgulho, nosso projeto foi o vencedor da região Sudeste, ficando entre os três finalistas. De forma muito especial, nosso corpo docente oferece essa conquista como um presente ao Jubileu de nossa PUC Minas, sendo que é com muita alegria que agradecemos a Deus pela oportunidade dessa conquista em um ano tão importante para a história de nossa Universidade", comenta o professor João Benedito.

21/11/2008


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br