18/10/2008 a 24/10/2008

Semana do Audiovisual

O Ceis – Centro de Experimentação em Imagem e Som, da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas – está organizando a 1ª Semana do Audiovisual, cujo tema é O real fissura a imagem: documentário e arte contemporânea. Entre os dias 21 e 24 de outubro, pretende-se discutir o tema a partir de palestras e exibições de documentários recentes, comentados pelo próprios diretores. Dessa forma, o evento articula a discussão teórica à prática dos artistas. O local de exibição dos filmes será na sala Multimeios do prédio 42, no campus Coração Eucarístico.




Programação

Dia 21/10

14h30

Exibição do filme Ô, de casa! (Clarice Alvarenga)

Debate com a diretora

O filme Ô de casa! (2007, 70’, Clarisse Alvarenga) apresenta visitas feitas a cinco casinhas ou cabaninhas, todas construídas espontaneamente e de forma improvisada por crianças e adolescentes em espaços ociosos de Minas Gerais. Dentro de cada casinha, uma pequena história se passa; fora desses ambientes, é possível encontrar um mundo feito do tempo da memória dos que, no passado, brincaram ali naqueles mesmos espaços.

17h

Palestra O real por um fio: documentário contemporâneo no Brasil

André Brasil

Dia 22/10

14h30

Palestra Imagens em trânsito: mobilidade e memória

Renata Alencar e Tailze Melo

Em que medida os dispositivos móveis de comunicação se apresentam como ferramentas para uma antropologia visual na contemporaneidade? Como a noção de memória se (re)configura em um contexto sócio-técnico marcado pela permanente situação de trânsito e fluidez? Essas inquietações orientam algumas reflexões, as quais pretendem abordar a situação da memória em meio a regimes de visibilidade singulares. A antropologia visual nos permite buscar uma abordagem que prime pelo pensamento com a imagem, em detrimento da lógica de pensar sobre a imagem. Para isso, serão tomadas como referências estéticas obras do artista catalão Antoni Abad.

17h

Palestra Arte contemporânea e documentário: passagens e fissuras

Eduardo de Jesus

Dia 23/10

14h30

Exibição do filme A hora do primeiro tiro (Gustavo Jardim)

Debate com o diretor

17h

Palestra A bomba inteligente: visibilidade midiática dos homens-bomba palestinos

Larissa Grau

Dia 24/10

14h30

Exibição do filme As Vilas Volantes (Alexandre Veras)

Comentário Eduardo Jorge

Mostra, através do verbo, habitantes de vilas obrigados a se deslocar devido à ação das dunas e marés, reconstruindo lugares, hábitos e práticas que não existem mais. O fenômeno é usado como cenário para encontrar os personagens, contadores de história, mestres da narrativa oral, que funcionam como mediadores e intérpretes da consciência e da memória coletiva, armazenada em pequenas histórias que têm força de sementes, mantendo intactas a capacidade de germinar. No filme, cinco pequenas cidades do litoral norte cearense são analisadas a partir da fabulação de seus habitantes.

17h

Exibição do filme Tomba Homem (Gibi Cardoso)

Debate com o diretor

Mais informações: 3319-4476.

17/10/2008


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br