27/09/2008 a 03/10/2008

Arcos, Barreiro e Coração Eucarístico debatem 20 anos da Constituição Cidadã

Assumindo seu papel na tarefa de pensar criticamente a Constituição da República de 1988, seus sucessos e desafios, a PUC Minas, através do Programa de Pós-graduação em Direito, em parceria com instituições e órgãos públicos, realizará em 6 de outubro, às 8h30, no Teatro do campus Coração Eucarístico o Congresso de Direito Constitucional: 20 anos de Constituição Cidadã.

O evento, que acontece também nos dias 7 e 8 de outubro no auditório do UNI-BH, reunirá pesquisadores, professores, estudantes e profissionais do Direito, em torno dos mais relevantes temas afetos à Constituição na atualidade.

As inscrições poderão ser feitas pelo site www.pucminas.br/constituicao_cidada. O investimento é de  R$ 25,00 para estudantes e R$  50,00 para profissionais.

A partir desta quarta-feira, 1º de outubro, está previsto o início das apresentações de trabalhos de 191 alunos do curso de Direito da PUC Minas no Barreiro, referentes ao evento 20 Anos da Constituição Cidadã. O objetivo principal é despertar o interesse de toda a comunidade acadêmica e visitantes quanto à importância da Constituição Federal. 

Os trabalhos fazem parte das disciplinas Direito Constitucional I (manhã) e Direito Constitucional II (manhã e noite), lecionadas pelo professor Júlio César Pogorzelski na Unidade. O trabalho está sendo realizado também por alunos na PUC Minas em Arcos, unidade em que o professor também leciona.

As apresentações, com dinâmicas variadas, entre distribuição de cartilhas, apresentações musicais e teatrais, têm previsão de encerramento para o final do semestre letivo.

O professor lembra que a atual Constituição, promulgada aos 5 de outubro de 1988, foi denominada pelo então presidente da Assembléia Nacional Constituinte, deputado Ulisses Guimarães, de Constituição Cidadã, "pois, suas normas, quer seja na disposição no texto constitucional, quer no seu conteúdo, rompem explicitamente com a ordem anterior em que o Estado ocupava posição de destaque e os cidadãos eram meros coadjuvantes".


Mais informações:
www.pucminas.br/constituicao_cidada.

26/09/2008


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br