27/09/2008 a 03/10/2008

PUC Minas, Microsoft Brasil e BHS assinam convênio

A PUC Minas, a Microsoft Brasil e a Belo Horizonte Sistemas (BHS) assinam, nesta terça-feira (30), às 10h30, no campus Coração Eucarístico, convênio para criação de um Centro de Inovação em Belo Horizonte. O novo centro, que será instalado na unidade São Gabriel, terá como objetivo a capacitação profissional de jovens, formando mão-de-obra para a indústria local e o incentivo à adoção de tecnologias de ponta pelas empresas da região.

Participarão do evento Michel Levy, presidente da Microsoft Brasil, o reitor da PUC Minas, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, e Gilberto Zica Fialho, sócio-diretor da BHS, parceiro da Microsoft que tratará da administração do centro.

O Centro de Inovação Microsoft de BH será instalado na unidade São Gabriel da PUC Minas e será o primeiro em Minas Gerais. A estrutura do centro será composta por quatro laboratórios, quatro salas de treinamento e uma sala de coordenação. Ao todo, serão 25 computadores à disposição de alunos, professores e profissionais das empresas da região.

O grande diferencial do Centro de Inovação na Universidade é aliar desenvolvimento de tecnologia e pesquisa científica. Participarão das atividades do Centro alunos de cursos de graduação da área de ciências exatas e do Mestrado em Informática, oferecido pela PUC Minas na unidade São Gabriel. A criação do Centro acontece em um momento de aquecimento do mercado de Tecnologia da Informação em Minas Gerais. "A área de tecnologia da informação demanda do mercado de trabalho mão-de-obra especializada. O número de postos de trabalho tem aumentado a cada ano", afirma a professora Lucila Ishitani, diretora do Instituto de Informática da PUC Minas.

Os Centros de Inovação Microsoft visam aproximar empresas públicas e privadas, universidades, governos e associações para que seja possível acelerar o uso de novas tecnologias no país, promover um ambiente favorável à pesquisa aplicada e ao desenvolvimento tecnológico. Atualmente há 20 centros em funcionamento no Brasil, sendo que mais de 12 mil estudantes e professores já participaram de suas atividades.

S2B

Entre outras atividades, o centro abrigará o programa gratuito de treinamento S2B - Students to Business. Esse projeto tem o objetivo de oferecer gratuitamente cursos de especialização e capacitação a estudantes dos ensinos médio, técnico e universitário interessados em tecnologia da informação, facilitando o acesso desses jovens ao mercado de trabalho.

Nas duas versões anteriores do programa, mais de 1.800 alunos passaram pelas salas e 136 concluíram a capacitação.

"A instalação de um Centro de Inovação em Belo Horizonte é mais uma demonstração do compromisso da Microsoft com o País, uma vez que ele vai propiciar o desenvolvimento de pesquisa e ensino profissionalizante", afirma o presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy.

Sobre a Microsoft Brasil

Fundada em 1989, a Microsoft Brasil gera localmente oportunidades diretas na área de tecnologia para mais de 18 mil empresas e 495 mil profissionais. Nos últimos cinco anos, a empresa investiu mais de R$ 85 milhões em projetos sociais, levando tecnologia a escolas, universidades, ONGs e comunidades carentes. É uma das 103 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, empresa líder mundial no fornecimento de software, serviços e soluções em tecnologia da informação. Com um modelo baseado em inovação, a Microsoft investe no desenvolvimento e integração de tecnologias que capacitam pessoas e empresas a atingirem seu potencial pleno.

Saiba mais no http://www.microsoft.com/latam/presspass/brasil/default.mspx.





26/09/2008


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br