17/10/2005 a 23/10/2005

20 anos de Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação surgiu com a consolidação da área de informática, e sua proposta vem se renovando de acordo com as atualizações da tecnologia e as necessidades do mercado. Atualmente quem se forma no curso tem a opção de fazer concurso público na área ou ingressar em uma empresa privada trabalhando com soluções tecnológicas. O aluno do 7º período, Felipe Domingos, afirma que: "O mercado em Belo Horizonte ainda está descobrindo outras áreas além da análise de sistemas, a informática possui assuntos que só estão sendo discutidos no campo da pesquisa e agora o mercado está dando atenção a isto".

Segundo a coordenadora do curso, professora Raquel Mini, o campo de atuação do profissional que se forma em Ciência da Computação é muito promissor. Atualmente a tecnologia está presente em todo o cotidiano e o mundo virtual, que usa o computador como a plataforma de acesso, está cada vez mais presente na vida das pessoas. A chegada da TV Digital também abrirá ainda mais este campo de atuação, pois também será controlada através de softwares.

Área acadêmica

Outro campo que um cientista da computação pode optar é pela área acadêmica e a PUC Minas também possui um programa de mestrado. João Batista, que formou no curso em 2002 e atualmente está trabalhando como analista de sistemas no Data PUC, está fazendo mestrado na área de informática para se atualizar e aprofundar seus conhecimentos. "Fazer pesquisa é muito bom, pois abre a cabeça do profissional, além de ensiná-lo a trabalhar em equipe. Mas pretendo continuar na área comercial". Para João se atualizar constantemente é algo necessário para quem formou no curso. "Quem está formando hoje tem mais facilidade de entrar e se adaptar ao mercado do que o profissional que formou a cinco anos atrás e não se atualizou. Porque a tecnologia sempre está se alterando". Afirma João.

Felipe Domingos, que faz Iniciação Científica na área de rede, também diz que o profissional da área tem que ter um perfil dinâmico e se manter constantemente atualizado e que também pretende fazer mestrado, mas que quer especializa-se na área de rede. "Entrei para o curso com a visão de um profissional voltado para a área de análise de sistemas, mas fui conhecendo os outros campos e atualmente pretendo fazer mestrado para obter um maior conhecimento na área de redes e conseqüentemente melhores salários". Completa Felipe.

11/10/2005


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br