Sociedade Mineira de Cultura elege Conselhos
No dia 4 de setembro de 2007 foi realizada, no Edifício João Paulo II, sede da Sociedade Mineira de Cultura, reunião da Assembléia Geral da Instituição. Em pauta esteve a posse dos associados da Sociedade, nomeados por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte.
A Sociedade Mineira de Cultura foi criada em 1948 pela Arquidiocese de Belo Horizonte e é uma Instituição voltada ao setor educacional, posto que é a entidade mantenedora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e do Sistema de Ensino Arquidiocesano (Colégio Santa Maria).
O quadro de Associados da Sociedade Mineira de Cultura é composto pelo Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, pelos ex-reitores da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e por vinte associados admitidos pelo Arcebispo. Os ex-reitores e o Arcebispo são membros natos e os associados são admitidos para um mandato de seis anos, que pode ser renovado. Com a nova composição, a Sociedade Mineira de Cultura passou a contar com os seguintes associados:
Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte: Dom Walmor Oliveira de Azevedo – Presidente da Sociedade
Ex-reitores da PUC Minas: Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo Pe. Lázaro de Assis Pinto Sr. Gamaliel Herval Pe. Geraldo Magela Teixeira Sr. Eustáquio Afonso Araújo
Associados admitidos: Sr. Adélio Damasceno Duarte Sr. Afonso Greco Sr. Afonso Henrique Prates Correia Sr. Afonso Otávio Cozzi Dom Aloísio Jorge Pena Vitral Mons. Eder Amantéa Sr. Emerson Almeida Sr. Francisco Lopes Sr. Hélio Ribeiro da Silva Sr. Henrique Salvador Sr. João Lucas Ferraz Sr. João Virgílio Sifuentes Costa Pe. José Januário Moreira Sr. José Luiz Faria Mons. Judas Tadeu Vivas Sr. Lúcio Urbano Sr. Luiz Hilário Sr. Roberto Mário Soares Filho Sr. Saulo Converso Lara Sr. Sérgio Cavalieri
Na Assembléia Geral ocorreu ainda a eleição de cinco membros, dentre os associados, para composição do Conselho Diretor da Sociedade Mineira de Cultura, que, além desses, é constituído também pelo Presidente da Instituição e pelos ex-reitores da PUC Minas. Foi também eleito o Conselho Fiscal, composto por três associados. Com a realização da Assembléia Geral, foram, portanto, recompostos os órgãos estatutários de direção da Sociedade Mineira de Cultura, que têm a missão de apoiar a gestão da Instituição e contribuir para a construção de seu futuro.
06/09/2007