09/09/2007 a 15/09/2007

Campanha incentiva doação de sangue e medula óssea

Com o objetivo de promover a doação voluntária de sangue e o cadastro de doadores de medula óssea, a Fundação Hemominas e a PUC Minas em Betim promovem nessa semana, entre os dias 10 e 15 de setembro, a campanha Amigos de Sangue.


Os organizadores pretendem envolver os mais variados segmentos sociais no objetivo de oferecer à população a possibilidade da prática da cidadania. A preocupação é com a manutenção de estoques de sangue e hemocomponentes para a garantia de níveis satisfatórios para o atendimento dos hospitais de Betim e região.

Estão aptas a doar as pessoas com idade entre 18 e 65 anos, com boa saúde, que não apresentem sintomas de gripe, que não tenham tido hepatite após dez anos de idade e nem doenças sexualmente transmissíveis. Outra preocupação é com o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Quando a pessoa necessita de transplante de medula e não encontra doadores na família, a solução é procurar um doador compatível entre os grupos étnicos semelhantes, mas não aparentados. Para reunir as informações de pessoas que se dispõem a doar medula para o transplante, foi criado o Redome, instalado no Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Buscando doadores

Graças a uma campanha liderada pelo INCA em parceria com os hemocentros, várias empresas e instituições, a partir de junho de 2004 foi possível aumentar o registro brasileiro de doadores que, em 2003, só oferecia 11% do material utilizado para os transplantes. Hoje, o registro já responde por 70% dos doadores encontrados e em outubro de 2006 alcançou a marca de mais de 300.000 doadores cadastrados. Em novembro de 2004, a PUC Minas em Betim, articulada ao hemocentro local, contribuiu para esse aumento de possíveis doadores, cadastrando mais de 2 mil pessoas em uma campanha na Universidade.

Apesar de crescente, o número de doadores de medula ainda é insuficiente para atender à demanda de pacientes. A meta de 250 mil doadores cadastrados até 2007 foi atingida no primeiro semestre de 2006, graças às parcerias firmadas com instituições e empresas.

A iniciativa da campanha Amigos de Sangue é de autoria da PUC Minas em Betim através da sua pró-reitoria adjunta, da Pastoral na Universidade e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), em parceria com o curso de Enfermagem e seu Diretório Acadêmico e a Hemominas em Betim.

Informações: (31) 3539-6811 / 6812.

05/09/2007


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br