28/05/2007 a 03/06/2007

Cespuc homenageia José Maria Cançado

Com esta revista, cuja capa reproduz a capa do livro do José Maria, presta-se uma homenagem ao professor da PUC, José Maria Cançado, falecido no ano passado. O lançamento das três publicações acontece no 29 de maio de 2007, 19h30, auditório 3, prédio 43. 
 
Os trabalhos sobre Guimarães Rosa formam, portanto, um conjunto de estudos indispensáveis ao bom pesquisador da obra do grande escritor mineiro.Não se tratam de conclusões definitivas ou verdades incontestáveis relativamente à obra do criador de Riobaldo e Diadorim; constituem entretanto importantes reflexões sobre essa arte, que elabora a potencialidade da linguagem e a sua significância, para assim vencer, com irresolvíveis ambiguidades, a lei da morte e sua doxa.
 
Com essas publicações, a PUC Minas antecipa a homenagem ao centenário de Guimarães Rosa, o mestre dessa literatura que nos ensina a conviver com a insegurança, a fugacidade do tempo e a instabilidade, com a grande lição de que " Existe é homem humano. Travessia". - Veredas de Rosa III (que publica uma seleção das comunicações apresentadas no III Seminário Internacional Guimarães Rosa, em 2004) e das - revistas Scripta nos. 18 e 19.
 
Serão apresentados, na oportunidade: - "Veredas de um Sertão" - fragmentos cênicos do Grande Sertão: Veredas que abordam, na voz de jagunços, temas como o sertão, o amor, a coragem, a maldade, o medo, Deus, o diabo. 

A publicação foi financiada pela Fundação Municipal de Cultura, pela Fapemig e pela Universidade de Itaúna e tem 800 páginas. A Revista Scripta nº. 18 publica estudos de Linguistica e Filologia. Já o nº. 19  publica estudos das Literaturas de Língua Portuguesa: africanas, portuguesa e brasileira.

Homenagem

Entre as resenhas publicadas nesse número incluem-se: - do livro do José Maria Cançado - O transplante é um baião de dois, feita pelo escritor português Helder Macedo - do livro de Helder Macedo - Sem nome, feita pelo José Maria Cançado.


Resenha faz homenagem ao professor José Maria Cançado

25/05/2007


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br