28/05/2007 a 03/06/2007

Palestra sobre integração européia

O Programa de Pós-graduação em Direito recebe, entre os dias 28 de maio e 6 de junho, três importantes convidados estrangeiros, para uma série de seminários. Nesta segunda-feira,  dia 28, o professor Fausto de Quadros, da Universidade de Lisboa, fala no auditório 2 do campus Coração Eucarístico, às 9h, sobre o tema Direito das Comunidades Européias e Direito Internacional público: contributo para o estudo da natureza jurídica do direito comunitário europeu.

Trata-se do modelo europeu de integração. Principia por uma retrospectiva histórica da busca de uma identidade própria para a Europa e alcança o atual processo de integração européia. Explica por que até 1993 a integração européia tinha-se esgotado em comunidades setoriais - CECA, CEE e EURATOM - as quais, entretanto, ultrapassaram as sucessivas fases de integração econômica: a Zona de Comércio Livre, a União Aduaneira e, por fim, o Mercado Comum.

No dia 4 de junho, o professor Stephan Kirste, da Universitah Heidelberg, fala em inglês, no Auditório da Biblioteca Padre Alberto Antoniazzi, Biblibteca Central, pela manhã e à tarde, sobre o tema Law as cultural memory, discutindo a maneira como os brasileiros lidam com seu passado ditatorial.

Já no dia 6 de junho, o professor Giacomo Marramao, da Universitá degli studi Roma III, fala em espanhol, no auditório 3, às 16h, sobre o tema Lo tiempo de la globalización. Para os seminários dos professores Kirste e Marramao, é preciso retirar senha na Secretaria do Programa de Pós-Graduação de Direito. Não haverá tradução simultânea.

25/05/2007


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br