16/04/2007 a 22/04/2007

Atividade explica astronomia à população

Acontece no dia 21 de abril (sábado), no Parque das Mangabeiras, de 19h às 21h30, a primeira edição em 2007 do projeto Jornada nas Estrelas, que é desenvolvido pelo grupo de Astronomia e Astrofísica (Gaia), do Departamento de Física e Química da PUC Minas. Aberto ao público, professores e universitários participam do projeto, explicando os fenômenos celestes aos participantes e fornecendo telescópios para que a população possa observar planetas, estrelas, nebulosas, luas, aglomerados e nuvens.

O objetivo do Jornada nas Estrelas é popularizar o conhecimento básico em Astronomia entre as pessoas, criando cidadãos mais interessados pela prática e estudo da Ciência em geral. A Astronomia consegue reunir, em seus estudos, várias ciências como: Matemática, Computação, Geografia e História, o que facilita a difusão do conhecimento científico para a população.

A proposta do projeto é criar um momento em que as pessoas possam buscar informação e tirar suas dúvidas sobre Astronomia e outras ciências, além de desfrutarem das maravilhas do espaço sideral. Será feita uma apresentação pública por mês, sempre aos sábados, a partir das 19h (ver programação). O local escolhido é o parque das Mangabeiras.

Informações sobre inscrições: 3319-4176.

Programação:
21/04 – Noite praticamente sem Lua, pois estaremos no 4° dia da Fase Nova. Mercúrio novamente estará próximo à elongação máxima a oeste, bom dia para ver Saturno.
26/05 – Lua na fase crescente próxima da fase cheia. Época ótima para ver Cruzeiro do Sul e adjacências. Saturno e Júpiter.
09/06 – Como Júpiter esteve em oposição no dia anterior, por volta de 20h já teremos ótima visão dele. Também veremos Saturno e Vênus.
07/07 – Lua. Júpiter e belíssimos aglomerados em Escorpião e Sagitário.
18/08 – Lua no segundo dia do Quarto Crescente. Seria um dia para observações da Lua e Júpiter e Netuno, além de aglomerados.
15/09 – Lua na fase Crescente. Urano esteve em oposição no dia 9. Bom momento para tentar vê-lo.
20/10 - Especial. Máximo da chuva de meteoros Orionídeos.


12/04/2007


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br