18/12/2006 a 24/12/2006

PUC Minas promove capacitação em Biossegurança

A PUC Minas, a Organização das Nações Unidas, a Secretaria de Estado de Ciência , Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais e o Ministério da Saúde lançam nesta-segunda-feira, 18 de dezembro, às 10h, no campus Coração Eucarístico, o Programa para Aperfeiçoamento da Qualificação de Pessoal na Área de Biossegurança.

Esse programa pretende desenvolver a capacidade do país em abordar a avaliação do impacto ambiental, sócio-econômico e de segurança alimentar de produtos derivados da biotecnologia, por meio da capacitação em Biossegurança.

O objetivo do projeto é contribuir para que os países tenham condições de implementar o Protocolo de Cartagena, o primeiro acordo internacional que rege a transferência, manejo e uso de organismos vivos modificados por meio da biotecnologia. No caso específico do Brasil, sua inclusão na Rede para o aperfeiçoamento da qualificação em Biossegurança Sul a Sul, coordenada pela UNIDO, viabilizará ações de treinamento de pessoal, visando a ampliação da capacidade do país em avaliar o impacto ambiental, sócio-econômico e o de segurança alimentar de produtos derivados da biotecnologia.

O fortalecimento da capacitação do país na área de Biossegurança permitirá ao governo brasileiro, às instituições de pesquisa e aos empreendimentos relacionados à Biossegurança, tomar decisões fundamentadas no que diz respeito aos benefícios e aos riscos de se adotar novas tecnologias. A primeira ação no sentido de promover essa capacitação é oferecer um curso de especialização a distância em Biossegurança, através da PUC Minas Virtual.

Esse curso foi preparado por professores especialistas das mais renomadas universidades mundiais e vem sendo ministrado pela UNIDO em várias partes do mundo. Na América Latina foram duas ofertas em parceria com a Universidade de Valparaíso, no Chile. Em 2007, além da oferta no Brasil também está prevista uma oferta na Colômbia.

14/12/2006


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br