30/10/2006 a 05/11/2006

PUC Minas assina convênio de cooperação com a Fiat Automóveis

Desenvolvimento de pesquisas com biodiesel e o aperfeiçoamento de professores da PUC Minas na Itália são objetos de convênios de cooperação técnico-científica que serão assinados entre a PUC Minas e a Fiat Automóveis nesta quarta-feira, 1º de novembro, às 9h. Com a presença do reitor, professor Eustáquio Afonso Araújo e do diretor superintendente da Fiat Automóveis, Cleodorvino Belini, e membros da alta administração de ambas as instituições, a solenidade de assinatura ocorrerá na Sala dos Conselhos, no prédio 5, no campus Coração Eucarístico.

Em seguida, serão inauguradas duas células de pesquisa que compõem o Centro Tecnológico Automotivo do IPUC, o Instituto Politécnico da PUC Minas.Os dois convênios dão continuidade a uma relação de cooperação técnico-científica entre a PUC Minas e a Fiat que vem sendo desenvolvida desde 1992.

O programa para o desenvolvimento de pesquisas com biodiesel – combustível biodegradável derivado de fontes renováveis - tem entre seus objetivos reunir informações sobre o potencial existente para a produção e comercialização de biodiesel a partir de diferentes oleaginosas, dentre elas a mamona, e avaliar a viabilidade técnica desse tipo de combustível para a aplicação em veículos automotores.
 
Já o segundo convênio visa a formação de novos pesquisadores dentre os professores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da PUC Minas no Centro Richerche Fiat, em Torino, na Itália. São objetivos dessa cooperação técnico-científica dar continuidade e incrementar as atividades do Centro Tecnológico Automotivo, criado através de parceria entre a PUC e a Fiat, em 1995, e dar suporte técnico-científico ao Doutorado em Engenharia Mecânica, implantado este ano.

Após a assinatura dos convênios, serão inauguradas , no prédio 9, no IPUC, duas células de pesquisa que pertencem aos laboratórios do Centro Tecnológico Automotivo: o Grupo Gerador Diesel, usado para a produção de testes com biodiesel para a geração de energia elétrica; e o Túnel do Vento, equipamento para testes de aerodinâmica de veículos em escala reduzida. Assessoria de Imprensa Telefones: 3319-4108/4917

26/10/2006


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br