21/10/2013 a 27/10/2013

PUC Minas eleita novamente a melhor universidade privada do Brasil

A PUC Minas é a vencedora, pela quinta vez, do Prêmio Melhores Universidades – Guia do Estudante 2013. Nesta edição do prêmio, concedido pela publicação da Editora Abril, a Instituição foi eleita a melhor do País na categoria Universidade do Ano – Escolas Privadas. A Universidade foi considerada, pela primeira vez em 2006, e, depois, seguidamente em 2010, 2011 e 2012, a melhor universidade privada do Brasil pela mesma publicação, cuja avaliação é reconhecida nacionalmente.

Neste ano, foram avaliadas 558 instituições públicas e privadas de todo o Brasil. O primeiro lugar da categoria Universidade do Ano – Escolas Públicas ficou com a Universidade de São Paulo (USP).

Além desta premiação institucional, o Guia do Estudante (GE) também avalia os cursos de graduação, cujo resultado foi divulgado em agosto. Quatro cursos da Universidade, em Belo Horizonte, receberam cinco estrelas, conceito máximo (excelente), na avaliação de cursos superiores. São eles: Direito, História, Jornalismo e Relações Internacionais. Outros 32 cursos receberam quatro estrelas (muito bom) e outros 25 três estrelas (bom). Confira a listagem completa. Os dados integram a publicação GE Profissões Vestibular 2014.

Metodologia

A instituição vencedora, uma pública e outra privada, foi identificada por meio da aplicação de uma fórmula, que combina indicadores de qualidade (maior valorização dos cinco, quatro e três estrelas, nessa ordem) e de quantidade de cursos estrelados.

O Guia do Estudante avalia apenas os cursos superiores que atendem aos seguintes critérios:

· Ter a titulação de bacharelado (com exceção de Pedagogia e Educação Física, em que são consideradas prioritariamente as licenciaturas);
· Data de conclusão da primeira turma igual ou inferior a 2011;
· Ser presencial;
· Ter turma(s) em andamento e ser oferecido no próximo processo seletivo.
· Não são consideradas as habilitações; o Guia do Estudante avalia o curso como um todo. É considerado apenas um curso por município de cada instituição.

Coordenadores dos cursos que serão avaliados respondem a um questionário eletrônico, com dados específicos sobre o curso, como titulação do corpo docente e produção científica. Essas informações são disponibilizadas aos pareceristas para auxiliá-los no processo de avaliação. O corpo de consultores do GE é formado, basicamente, por docentes e coordenadores de curso. Têm preferência os consultores que possuem currículo cadastrado na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

17/10/2013


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br