26/08/2013 a 01/09/2013

Lançamento do projeto Sou Mais Conectado

O campus Poços de Caldas lança, nesta quinta-feira, dia 29 de agosto, às 8h30, o projeto de extensão Sou Mais Conectado, no auditório da Biblioteca, com a entrega dos primeiros notebooks para os moradores do bairro Maria Imaculada.

No lançamento, dez notebooks serão entregues. Seis unidades serão destinadas ao centro comunitário, para que possam beneficiar um maior número de pessoas. Outras quatro famílias vão ter o equipamento em casa. Os moradores foram selecionados a partir de critérios socioeconômicos. O bairro foi escolhido devido à proximidade com a Universidade, o que facilita a transmissão de dados e por ter uma população carente.

O projeto tem como base a Computação em Nuvem, um conceito recente, que tem sido muito usado no universo da tecnologia e se refere ao armazenamento e processamento de dados por meio de uma rede. O computador do usuário não precisa ter uma configuração potente, pois as informações serão processadas em um servidor, um tipo de supercomputador, que está instalado na PUC Minas. Os dados são transmitidos por meio de uma antena, que está localizada sobre o prédio da Biblioteca, na Universidade, e cada usuário tem em casa um pequeno receptor.

Em desenvolvimento desde 2010, no primeiro ano, os alunos do Curso de Ciência da Computação, sob a coordenação dos professores Fabiano Teixeira e João Carlos de Moraes Morselli Jr., desenvolveram a plataforma e estudaram um protótipo. A PUC Minas adquiriu um servidor potente, que tem capacidade para atender até 60 computadores ao mesmo tempo. Com a fase de testes concluída, o projeto passou a captar computadores velhos, que seriam descartados e preparou os equipamentos para receber esse sistema. Até o momento a Universidade, já investiu mais de R$ 300 mil na implantação do Sou Mais Conectado. Em 2011, o projeto recebeu o Prêmio Santander de Ciência e Inovação.

21/08/2013


PUC Informa. Editado pela Assessoria de Imprensa da PUC Minas :: (31) 3319-4917 - imprensa@pucminas.br